Edênia Garcia eleita a melhor atleta na 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa

Nadadora venceu quatro provas no evento em São Paulo com direito a 3 recordes brasileiro e um americano
Medalhista paralímpica, Edênia Garcia fechou a 1ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa com ouro em todas as provas as 4 provas que disputou. Na competição, realizada no Centro Paralímpico, em São Paulo, a atleta de 30 anos ainda bateu três recordes brasileiros -100 m livre (2min02s46), 50 m livre (56s85) e 200 m livre (4min16s32) – e um recorde das Américas – nos 50 costas (57s18). Edênia recentemente passou para a classe S3, com um grau superior de deficiência físico-motora, mas já mostra que está pronta para encarar os novos desafios de cabeça erguida.
“Hoje lembrei do meu início de carreira, quando tinha 15 anos e nadei essas mesmas provas, alguns falam que é um recomeço, eu acredito que seja a continuação daquela menina que sonhava em transformar suor em medalhas. Tem sido batalhas diárias para me adaptar a minha condição física, tem dias em que não consigo escovar os dentes por falta de força, já em outros são mais fáceis, são altos e baixos constantes. Nunca fui de expor muito minha “condição” física, mas sinto que meu papel é informar a outras pessoas que têm CMT, que é possível ter uma qualidade de vida. Fechei a competição muito satisfeita com os resultados, estamos no caminho certo!” diz Edênia, que nasceu com a Charcot Marie tooth, uma doença progressiva que trouxe dificuldades de movimento nas perna e nos braços.
Edênia representa a APC (Associação Paralímpica de Campinas) e já está garantida no Mundial da modalidade, em setembro, na Cidade do México.

Sobre Edênia Garcia

Edênia nasceu com Charcot Marie tooth, uma doença progressiva que trouxe dificuldades de movimento nas pernas e nos braços. A nadadora foi a quatro Jogos Olímpicos (Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016) e é a primeira atleta brasileira tricampeã mundial de natação. Especialista nas provas curtas, a atleta tem ainda outras três medalhas olímpicas, duas pratas (50 m costas) e um bronze (50 m livre).

Mais informações sobre a Edênia Garcia no instagram @edeniagarciaoficial

FOTO: Marco Antonio Teixeira/CPB/MPIX

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem