Desafio Lago Titicaca: Ultramaratonista Patrícia Farias já está na Bolívia

0
Desafio Lago Titicaca: Ultramaratonista Patrícia Farias já está na Bolívia
Desafio Lago Titicaca: Ultramaratonista Patrícia Farias já está na Bolívia

Brasileira será a única mulher do planeta a fazer a travessia de 20 km. Prova será realizada nesta quinta-feira (28) entre a Bolívia e o Peru.

A ultramaratonista aquática Patrícia Farias já está na Bolívia para o Desafio do Lago Titicaca, uma travessia de 20 km no lago navegável mais alto do mundo, entre a Bolívia e o Peru.

A prova será realizada na próxima quinta-feira (28).

Patrícia será a primeira mulher do mundo a encarar o Desafio, e a segunda pessoa a tentar completar a prova.

O brasileiro Maurício Giaxa foi o primeiro a fazer a travessia no mesmo trajeto. A carioca de 37 anos vai enfrentar, além da altitude, baixas temperaturas, que variam entre 10ºC e 14ºC.

”Já chegamos na Bolívia. Eu e o meu técnico Guilherme. Nós estamos no período de adaptação com a altitude. Aqui está frio, em torno de 9° graus, mas com relação a isso está tudo bem. Por enquanto está tudo dentro da normalidade”, disse Patrícia Farias.

”Nós não estamos sentindo nenhum sintoma grave ou algo parecido. No máximo cansado e a perna um pouco pesada. Acredito que tudo está dentro da programação e planejamento”.

O Desafio tem largada na cidade boliviana de Copacabana e chegada na peruana Yunguyo. A travessia tem também o objetivo de chamar atenção para a preservação das águas e de todo meio ambiente em volta do lago. A nadadora visitará instituições na Bolívia para contar sobre o Desafio.

”Já fomos para o Centro La Paz caminhar um pouco e sentir como o nosso corpo vai reagir, e até o momento, está sendo bem positivo. Está legal. O clima só está muito seco, e estamos bebendo bastante líquido, mas os dias estão maravilhosos. Está muito legal poder conhecer um pouco mais a cidade. Estou me preparando da melhor maneira possível para quinta-feira”, finalizou Patrícia.

A ultramaratona terá transmissões de rádio e televisões locais.

Veja o vídeo promocional do Desafio, aqui.

Para a realização da prova, Farias contou com o apoio da Care Club Itaim,em que fez um acompanhamento com a nutricionista Julia Vasconcellos e com o médico Paulo Puccinelli. Além deles ela conta com o apoio do município de Copacabana, localizado na Bolívia, e do técnico Guilherme Siga.

A equipe parceira fica completa com a Assessoria CGFit, Gaivotas Eventos, que apoia com treinos na piscina do Complexo Esportivo do Ibirapuera, a Cia Athlética Morumbi, a farmácia ProNatura, a Mares Acupuntura e a Mormaii Natação.

Sobre Patrícia

Patrícia Farias tem 37 anos e foi a primeira mulher a realizar a Travessia Do Leme ao Pontal, maior maratona aquática do Brasil, com 35k. Atleta federada em piscinas até os 16 anos, passou a se dedicar à natação em águas abertas em 2011.

A carioca tem no currículo um título brasileiro nos 10k em 2013, a medalha de prata na tradicional 14 Bis em 2016, entre Bertioga e Santos, e a medalha de bronze na ultramaratona aquática da Ilha do Mel, também em 2016. Em seu mais recente desafio (2017), completou os 36k da tradicional travessia de Capri-Nápoles, na Itália.

———

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀️ Katarine Monteiro
📧 katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱+55 11 99217-6474
🔛 www.onboardsports.net