Desafio Aquaman: Nadadores prontos para feito inédito nas águas de Ubatuba

Inovação e ousadia. Com mais de 10 anos de experiência em provas de longa distância em águas abertas, os nadadores Samir Barel e o Marcos Campos decidiram buscar um novo desafio e irão encarar um percurso inédito e eletrizante. Neste sábado (27), a partir das 7h, a dupla irá contornar nadando a Ilha Anchieta, segunda maior ilha do Estado de São Paulo, situada em Ubatuba (SP). Até hoje, não existem registros de nenhum aventureiro que tenha conseguido ultrapassar os 25 quilômetros de extensão da ilha ‘braçada a braçada’. O nadador Raul Porto, um dos veteranos da maratona aquática paulista, também participará do evento como convidado.

“Essa será a primeira de diversas ilhas e travessias que programamos pelo Brasil, intituladas de Desafios AquamanNosso objetivo é explorar e divulgar novos lugares o que contribuirá muito para o cenário da Maratona Aquática, pois, além de divulgá-las, estaremos abrindo novos percursos e oportunidades para que possam ser realizados eventos diferenciados em todo o Brasil”, afirma Samir Barel, Top 10 no ranking mundial em provas acima de 15k e um dos principais fomentadores da modalidade no País.

Nascidos no Vale do Paraíba, próximo ao Litoral Norte de São Paulo, Samir Barel e Marcos Campos não pensaram duas vezes na escolha de Ubatuba, cidade com mais de 100 quilômetros de costa e sempre com um “esconderijo” pronto para ser explorado, como ponto de partida para um projeto tão ousado.

“É uma cidade que eu amo e idolatro. Não existe litoral igual a esse. Moro em Taubaté, mas tenho casa lá e todos os finais de semana que não estou competindo, eu estou na cidade. Além disso, nadar em águas que eu convivo muito é uma grande vantagem”, ressalta Marcos Campos, bicampeão da 14 Bis, travessia de 24 quilômetros que vai de Bertioga a Santos.

A Volta à Ilha Anchieta levará aproximadamente 6 horas para ser concluída. Mas, por se tratar de um percurso totalmente novo, diversos fatores como a correnteza, os ventos, proximidade com rochedos, tempo podem influenciar a natação em águas abertas, o que deixa o feito mais excitante e imprevisível.

“A variação entre a maré alta e baixa está grande, isso vai gerar muita correnteza, mas pelo horário da prova vai dar para usá-la a nosso favor. Por isso, sugeri nadarmos a ilha pelo sentido anti-horário. A temperatura da água será em torno de 22°, o que é bom para a natação. Na primeira perna, o vento vai estar lateral, mas como a maré vai levar a gente para fora então será um ponto positivo. Entretanto, existe a previsão de chuva a qualquer momento”, explica Raul Porto.

O local

A Ilha Anchieta, localizada no Litoral Norte de São Paulo, tem uma passagem importante nos registros históricos do Estado. Em 1904, foi construído um presídio de segurança máxima com objetivo de abrigar os piores bandidos do Estado de São Paulo. Em 1952, ocorreu no local a pior rebelião da história do sistema carcerário paulista, no qual dezenas de presos e policiais foram mortos. Depois disso, o presídio foi desativado, mas os colonos e caiçaras da ilha relatavam diversas aparições de fantasmas dos presos pela ilha, que hoje tornou-se ponto turístico.

Volta à Ilha Anchieta conta com apoio da prefeitura municipal de Ubatuba e da Aquasphere, com parceria da Swim Channel.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem