De olho no Canal da Catalina, Samir Barel faz treino de alto nível no Rei e Rainha do Mar

Samir Barel sabe que para concretizar a tradicional travessia do Canal da Catalina, no norte da Califórnia (EUA), marcada para o final do mês de setembro, precisa se superar cada vez mais. E foi com essa pensamento que o atleta de Campinas disputou neste domingo (1º de maio) a segunda etapa do circuito Rei e Rainha do Mar, um dos mais fortes do Brasil. A prova em Ubatuba, litoral norte paulista, reuniu os melhores nadadores de águas abertas do País, entre eles Poliana Okamoto e Ana Marcela Cunha, classificadas para os Jogos Olímpicos do Rio2016, além de Samuel de Bona e Diogo Villarinho, que participam do circuito mundial da FINA. Barel encarou muito bem o percurso de 4km e fechou a prova em segundo lugar na categoria 30-34 anos, 14º na classificação geral, com o tempo e 49min2s. O campeão da etapa foi Leonardo de Deus (44min53s).

“É uma das provas mais bem organizadas do Brasil. Nadei forte mesmo sem a roupa de neoprene, que poderia ter aumentado o meu rendimento. Foi um bom treino e o melhor foi que me senti muito bem na água, sinal que o planejamento e a preparação estão dando certo. Na minha categoria, cheguei atrás apenas do Marcos Campos, que nadou super forte. Para mim foi uma honra perder para ele, ainda por ser técnico dele. Como diz o ditado: ‘O verdadeiro discípulo é aquele que supera o mestre’. Quer dizer que o meu trabalho está surtindo efeito e eu fico muito feliz em ver a evolução dele”, contou o atleta de 32 anos, um dos principais embaixadores da maratona aquática no País.

A travessia do Canal da Catalina faz parte do chamado “Desafio dos 7 mares”, que consiste nas maratonas aquáticas mais difíceis do mundo. Se conseguir concretizar o percurso de 34k entre a Ilha Santa Catalina e a costa californiana, o nadador será o primeiro brasileiro a conquistar a “Tríplice Coroa das Águas Abertas”, as três provas mais duras da maratona aquática mundial, formada também pela Volta na Ilha de Manhattan, vencida por Samir em 2014, e a travessia do Canal da Mancha, realizada pelo atleta em 2015.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do circuito mundial, tais como a tradicional travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), a famosa Volta na Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos e a temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o “Monte Everest das águas abertas”. Seu principal objetivo é divulgar a maratona aquática e mostrar os benefícios da modalidade, como possibilidade interagir com a natureza, conhecer lugares diferentes, trocar experiências com pessoas de todas as idades, superar as adversidades, além de promover a saúde e o bem estar dos praticantes.

Foto: Aline Bassi/Balaio de Ideias

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem