Coluna do Gonche: Prefeitura de Resende incentivando a natação! 

0

O nadador Matheus Gonche escreve coluna ao Jornal A Voz da Cidade de Resende (RJ) nesta segunda-feira (29).

Prefeitura de Resende incentivando a natação!

Oi pessoal! Volto ao espaço de hoje para contar um pouco sobre os projetos de natação que existem aqui em Resende! Voltei nesta semana do Troféu Brasil Maria Lenk, o Campeonato Absoluto de Natação, e estou aqui na cidade descansando um pouco antes de voltar à São Paulo e retomar meus treinos no SESI-SP.

Tive a oportunidade de conhecer dois projetos da prefeitura que oferecem aulas de natação gratuitas para crianças e adolescentes, um da Secretaria de Esportes: o Escola de Natação de Resende e o outro da Secretaria de Educação: o Programa AABB Comunidade.

O projeto “Escola de Natação” de Resende é em parceria com o Sesi RJ e funciona nas dependências do clube, localizado no bairro Jardim Jalisco. A iniciativa atende 125 crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos. Todos os alunos passaram por um processo de nivelamento, para os professores identificarem em qual nível estão e são divididos em turmas de acordo com o turno escolar.

Já o projeto de natação oferecido pela Prefeitura em parceria com a Fundação Banco do Brasil, através do programa AABB Comunidade, funciona nas dependências do Clube AABB, localizado no bairro Morada da Felicidade. A iniciativa atende 150 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos. Os participantes também passam por teste de nivelamento para serem divididos em turmas seguindo o contra turno escolar. O projeto oferece ainda outras atividades aos alunos, além de uniforme, almoço, lanche e transporte.

Em ambos projetos as aulas são oferecidas duas vezes na semana. No Sesi, os professores são do Sistema Firjan. Já na AABB, os professores são doze servidores da Prefeitura, profissionais de educação física.

Para os alunos começarem a frequentar as aulas, eles precisam estar matriculadas regularmente na rede pública de ensino do município, estar dentro da faixa etária estipulada; apresentar atestado médico, declaração escolar, comprovante de residência, RG ou certidão de nascimento e RG do responsável.

Vale ressaltar que os dois projetos estão com todas as turmas completas, porém existe um cadastro de espera, que possibilita a abertura de novas vagas.

Para o Projeto do Sesi, os interessados devem se cadastrar através do telefone (24) 3354-4301 ou 3360-6164; Já no projeto oferecido na AABB, os interessados deverão ir de segunda a sexta-feira, até a sede do clube, que fica na Rua das Andorinhas, s/n, Morada da Felicidade, e apresentar todos os documentos necessários.

Parabéns à iniciativa da Prefeitura!

Espero que cada vez mais crianças e adolescentes entrem para a modalidade que me fez ser quem eu sou hoje ! Natação além de um esporte, é um estilo de vida! Até semana que vem!