Coluna de André ‘Bochecha’ Fonseca no LANCE! é sobre o ciclone na Oceania

Ciclone tropical adia largada para o Brasil

Olá, leitores do LANCE! A largada da quinta etapa da Volvo Ocean Race foi adiada por causa de um super ciclone na região de Auckland. Os barcos iriam partir da Nova Zelândia neste domingo com destino ao Brasil, mas a organização e os velejadores decidiram por bem esperar pela melhoria das condições de vento e de mar para dar a largada. Até segunda-feira pela manhã ninguém está autorizado a sair. A previsão, para vocês terem uma ideia, era de ventos de até 200 km/h, e ondas gigantes.

Reitero que a Volvo Ocean Race fez uma grande escolha, pois nessas condições é impossível controlar o barco, ou decidir o que vai acontecer. Acidentes ou danos poderiam ocorrer à todas as equipes. Não vale certamente o risco de estragar uma regata tão equilibrada com seis barcos de alto nível. A segurança precisa vir em primeiro lugar. Queremos chegar inteiros para a festa que nos espera em Itajaí.

Recordo que tive experiência de velejar com uma situação parecida na edição na temporada 2008-09, quando integrava o barco holandês Delta Lloyd. Pegamos muito contravento nas Filipinas e foi difícil de segurar. Não houve o adiamento da largada na época e alguns barcos quebraram. Realmente são condições que fogem do controle do ser humano. A gente fica angustiado com a segurança. Desta vez, porém, foi um consenso geral. Se pode ser evitada, por que não?

Apesar disso, a tripulação do barco MAPFRE fez um novo estudo de rota e podemos até nem atrasar tanto a chegada no Brasil no começo de abril. Quando tem condição de ventos fortes e onda gigantes, os barcos não correm tanto para poupar material e equipamento. Com a situação um pouco mais branda, podemos até acelerar mais. Mesmo assim a ansiedade é grande de chegar em casa.

Uma coisa não podemos evitar: nos aproximar dos mares gelados do sul. Certamente vamos pegar bastante frio e quem sabe gelo no caminho. Depois disso temos que dobrar o mítico Cabo Horn. É o sonho de todo velejador de oceano vivenciar tudo isso.

Um abraço e peço muita torcida de todos.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem