Cezar Douglas é destaque no Lance!

0
Cezar Douglas é destaque no Lance
Cezar Douglas é destaque no Lance

O treinador da Lupi Santa Croce da Itália contou sobre a importância da Capacitação de técnicos e sobre o segundo Pro Sports VolleyBall Camp, em Taubaté.

A importância da Capacitação de técnicos

Oi pessoal do Lance! Aqui é o Cezar Douglas, técnico de voleibol. Para a temporada 2019/2020 renovei meu contrato com o Lupi Santa Croce da Itália e faço parte agora da comissão técnica principal. Conseguimos este ano manter o time na Série A2 do vôlei italiano, considerado o mais forte do mundo.

Para a próxima temporada, o nível será mais alto e mais próximo da A1 por isso o resultado foi considerado uma promoção e não uma permanência. Entramos num play off com 16 times e chegamos entre os dois primeiros.

Fazer parte da comissão técnica de um time como esse requer muito estudo e preparação. Hoje no país são poucos os bons programas de capacitação e tenho grande felicidade de fazer parte de um: o Pro Sports Volleyball Camp.

O “acampamento”, que acontece nos moldes do que ocorrem nos Estados Unidos com o basquete da NBA e o futebol americano da NFL será realizado entre 1 e 5 de julho em Taubaté. Na próxima segunda-feira (01) já estarei no camp, que é destinado aos atletas profissionais e amadores que terão imersão em fundamentos da modalidade, periodização de treinos, utilização de equipamentos profissionais e convívio com jogadores de alto nível profissional.

A Capacitação de Treinadores será realizada no mesmo local, o Ginásio Abaeté. A atividade será dedicada a técnicos, professores e estudantes de educação física.  Os participantes acompanharão algumas sessões de treinamento do camp como assistentes dos técnicos e terão  palestras sobre diversos assuntos ligados ao voleibol moderno.

Alguns dos temas que serão abordados são: sistema italiano de voleibol, planejamento e montagem de equipes de alto nível, táticas de jogo atuais (sistemas ofensivo e defensivo), utilização de estatística e etc.

Jogadores e treinadores que disputam as principais ligas do Brasil e do exterior estarão no Vale do Paraíba para os cinco dias de atividades, como o Leal, atacante da Seleção Brasileira,  a Tiffany Abreu, ponteira do Sesi Vôlei Bauru, Athos Costa, último campeão da Superliga brasileira, treinadores renomados como Sérgio Negrão, Spencer Lee, Luizomar e Rubinho, entre outros.

Estou feliz em poder fazer parte do Pro Sports VolleyBall Camp mais uma vez. Ano passado, na primeira edição, também participei e tenho certeza que será novamente produtivo para mim e para os atletas envolvidos no treinamento. Um evento como esse só tem a somar para a modalidade.

Espero que seja de novo um sucesso e que esse projeto se consolide no Brasil, pois é um momento de muito aprendizado para os participantes.