Brasileiro desenvolve treinamento à distância em maratonas aquáticas

0

Com uma metodologia inovadora, Samir Barel tem colocado nadadores dos quatro cantos do país nas mais diversas provas do circuito mundial 

A experiência de mais de 10 anos de natação fizeram Samir Barel se tornar referência no mercado de assessoria esportiva. Afinal, quem não gostaria de treinar com um ex-recordista brasileiro e primeiro e único nadador do país à conquistar a famosa tríplice coroa das águas abertas (as três maratonas aquáticas mais difíceis do mundo)?! Com o auxílio da tecnologia, o ultramaratonista aquático aproveitou a oportunidade e expandiu a prática para apaixonados pela natação em águas abertas nos quatro cantos do Brasil.

“As redes sociais e aplicativos de mensagem instatânea contribuíram muito para facilitar o contato com pessoas de todo o país e mesmo do exterior. Hoje tenho alunos de Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Brasilia, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Tocantins, Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina entre outros lugares fora de Campinas, onde fica a sede da Elo Academia, minha base de treinamento”, contou o treinador e empresário.

O processo de assessoria é simples. A partir dos objetivos de cada pessoa, Samir desenvolve planilhas customizadas para que o nadador otimize seus treinos, utilizando sua energia de maneira correta e eficiente, aumentando gradativamente seu desempenho. Quando não podem ir até à Elo Academia em Campinas, o acompanhamento é feito por meio de vídeos simples, gravados com o celular e encaminhados por e-mail e/ou whats app. “Além disso, eventualmente, em datas pré-agendadas, realizamos treinos específicos e simulados em grupo, tudo programado com antecedência, facilitando assim a participação do atleta que vem de longe”, ressalta o nadador.

Outro diferencial de Samir está em um simples lema: Somos TODOS Capazes. Motivado a concluir as provas mais longas e mais desafiadoras do circuito mundial da modalidade, Samir não apenas estimulou fãs da modalidade à desfiarem seus limites, mas abriu caminho para brasileiros descobrirem provas inusitadas nos mais variádos destinos do globo.

Em 2015, um grupo de alunos treinou na Espanha e disputou a Maratona de Cadaqués, prova de 6,5km; Flavio Toi, sócio do nadador na Elo Academia, foi um dos 3 primeiros brasileiros à realizar uma ultramaratona aquática de 7 dias pelo Rio Hudson, nos Estados Unidos, chamada 8 Bridges, de 193km; Ana Paola Pivetti recentemente esteve na França para o Desafio de Monte Cristo (Le defi de Monte Cristo), cinco provas em três dias de competição, totalizando 20km nadados; Nos próximos dias, Samir acompanha a saga de dois nadadores, Vitor Gadelha, de apenas 20 anos, e Marcos Campos, recordista da Travessia do Leme ao Pontal, na Travessia Capri-Nápoles, conhecida como a mais charmosa maratona aquática do mundo – e uma das mais prestigiadas do circuito mundial.

“Para mim, a natação em águas abertas é uma experiência de vida incrível. Ensina à enfrentar seus medos, aceitar suas fragilidades e seguir em busca de seu sonho, objetivo, seja ele qual for. E não existe emoção maior do que ver um atleta conquistar seu objetivo. Por isso, é muito gratificante fazer esse trabalho, que acaba contribuindo para crescimento da maratona aquática e também para o desenvolvimento pessoal de cada aluno”, destacou Samir, que em agosto vai tentar ser o primeiro brasileiro à concluir a Travessia do Lago Bodensee. O percurso tem 64k, levando aproximadamente 20 horas para ser finalizado. Apenas 4 pessoas do mundo conseguiram o feito.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já concluiu algumas das provas mais longas e difíceis do planeta, tais como a travessia Hernadarias-Paraná, que era conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88k), e se tornou o primeiro brasileiro a conquistar a famosa Tríplice Coroa das Águas Abertas, que envolve as 3 maiores travessias de águas abertas do mundo (Volta à Ilha de Manhattan e a Travessia noturna do Canal da Catalina, ambas nos Estados Unidos, além da temida travessia do Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França, considerada o Monte Everest das águas abertas).

Mais informações sobre o atleta em: www.samirbarel.com.br
Siga também no Instagram: @samirbarel
Curta a fan page oficial www.facebook.com/SamirBarel