Barcos da Class40 registram menor diferença da história da regata

17 minutos! Essa foi a diferença entre o campeão e o vice da Class40 na Transat Jacques Vabre 2017. É a menor vantagem da história da regata transatlântica. O V and B cruzou a linha de chegada em Salvador, na Bahia, na noite desta quarta-feira (22), após 17 dias, 10 horas e 44 minutos. O Aina Enfance & Avenir fez em 17 dias, 11 horas e 1 minuto.  Ao todos eles percorreram 8 mil quilômetros desde a francesa Le Havre.

”Isso é incrível. A vitória foi especial, pois vencemos um adversário muito forte. A ficha só vai cair amanhã”, disse Maxime Sorel, skipper francês do V and B. O velejador foi vice-campeão da edição 2015 com o mesmo barco.

A definição da vitória do V and B veio nos quilômetros finais, num verdadeiro duelo de velocidade na Baía de Todos-os-Santos. Os ventos de até 40 km/h sopraram bem perto da terra, deixando a chegada indefinida.

”Só tivemos certeza da vitória na chegada à Baía de Todos-os-Santos, na hora da nossa chegada. Foi um tempo muito curto se comparado às outras edições”, contou o co-skipper Antoine Carpentier.

Os vice-campeões do Aina Enfance & Avenir tinham a liderança na véspera, mas dois problemas podem ter tirado a vitória dos franceses Aymeric Chappellier e Arthur Le Vaillant: quebra de uma das velas balão e redes de pesca enganchadas na quilha e pá de leme. Mesmo assim, eles festejaram a medalha de prata.

”Foi uma regata muito parelha! Cada um levou ao limite seu barco, tornando a prova muito desgastante fisicamente e mentalmente. Tivemos que estar a toda hora trimando o barco, buscando a melhor rota, olhando no radar…Essa regata vai ficar na memória”, disse Aymeric Chappellier.

A menor vantagem registrada anteriormente entre primeiro e segundo foi de 54 minutos entre todas as classes da Transat Jacques Vabre. O segredo do equilíbrio pode estar relacionado ao projeto. Os dois primeiros barcos foram construídos arquiteto naval Sam Manuard.

”Os vencedores da Class40 têm o mesmo designers e são novos. Um projeto é de 2015 e outro de 2017! O sucesso pode ser explicado também pela experiência dos velejadores, intensidade nas manobras e, é claro, no novo projeto de Sam Manuard, que são mais rápidos que as gerações anteriores”, explicou a diretora da regata, Sylvie Viant.

Outra prova da velocidade dos novos Class40 foi o recorde de milhas percorridas em 24 horas pela dupla Maxime Sorel e Antoine Carpentier, do V and B. Eles quebraram o recorde de singradura para um barco da categoria com 377,7 milhas náuticas com média de 15,7 nós. A marca foi obtida em 9 de novembro.

Mais 10 barcos devem chegar até o próximo domingo (26), incluindo o brasileiro Mussulo 40 Team Angola Cables.

O resultado da Class40 define todos os campeões da Transat Jacques Vabre 2017. Na Ultime, o vencedor foi o Sodebo Ultim’, que foi o primeiro a chegar em Salvador, na Bahia, em ‘apenas’ 7 dias e 22 horas de regata. Na Multi50, o título ficou com o Arkema e na IMOCA com o St Michel – Virbac.

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