Barco com poema de Clarice Lispector corre a Transat Jacques Vabre

“Meus dias são um só clímax: vivo à beira”. O poema da brasileira Clarice Lispector dá o nome para um dos 38 barcos da Transat Jacques Vabre 2017, que começa neste domingo (5), na França, e terá Salvador, na Bahia, como cidade-sede.

Os franceses Yoann Richomme e Pierre Lacaze vão disputar o título da categoria IMOCA 60 e ao mesmo tempo levar uma mensagem social para inspirar jovens de favelas e periferias brasileiras.

”Somos o outro barco brasileiro na Transat Jacques Vabre, mas tripulado por franceses. Espero que as pessoas na Bahia torçam por nós com um time local”, disse Pierre Lacaze, comandante do Vivo à Beira. A regata tem também o Mussulo 40 Team Angola Cables com uma dupla nacional.

Buscando arrecadar quase dois milhões de reais para projetos educacionais nas comunidades habitacionais do Rio de Janeiro e Salvador, a dupla francesa escolheu o Fundo Carioca da BrazilFoundation como parceiro. Com o apoio da LCM Commodities, a BrazilFoundation pôde financiar sete organizações que oferecem treinamento profissional e inserção no mercado de trabalho para jovens no Rio de Janeiro.

”Começamos a trabalhar em 2011 com o projeto e em 2014 decidimos fazer a Transat Jacques Vabre. Não queremos apenas buscar recursos para as favelas brasileiras, mas também passar uma mensagem de esperança aos jovens brasileiros”, disse Pierre Lacaze, que além de velejador é CEO da empresa LCM Commodities. ”A vela é um esporte que dura bastante tempo e no período que antecede à regata, durante e na chegada podemos espalhar nossa mensagem”, contou Pierre Lacaze.

O IMOCA 60 Vivo à Beira vem ganhando destaque e muitos cliques na Vila da Regata de Le Havre, ponto de partida dos barcos. Um enorme olho centralizado na vela principal atrai atenção do público, que já ultrapassou a casa dos 120 mil visitantes. O design é do renomado JR.

”Nós sabemos que não somos os mais rápidos, mas certamente o mais bonito da regata”, finalizou Pierre Lacaze.

O velejador terá a companhia de Yoann Richomme, um dos principais nomes da modalidade na França atualmente após ser campeão da Solitaire du Figaro, uma das regatas em solitário mais prestigiadas da Europa.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem