Balanço do primeiro ano de atividades culturais no Instituto Ingo Hoffmann

0
Instituto Ingo Hoffamann. Foto: On Board Sports
Instituto Ingo Hoffamann. Foto: On Board Sports

Nova temporada de eventos e oficinas musicais, artísticas e teatrais começa em março.

O Instituto Ingo Hoffmann, entidade beneficente sem fins lucrativos, completa 15 anos em 2020.

Ano passado, a instituição, que oferece mais conforto e qualidade de vida às crianças e suas respectivas famílias em tratamento do câncer, foi marcada pela inclusão do Projeto Cultural “Famílias do Instituto em Ação Cultura”, iniciado em fevereiro de 2019.

Nos primeiros meses de ação, foram feitos estudos de adequações físicas e levantamento e aquisição de materiais diversos de papelaria, informática e sonorização necessários para o desenvolvimento dos trabalhos.

Em abril, tudo estava pronto. As ações aconteceram de segundas-feiras aos sábados, com exceção das quintas-feiras e contaram com 5 horas de duração diária.

Entre as ações foram oferecidas: aulas de informática e arte digital, Literatura e Contação de história, Artes plásticas e esculturas, cinema e aos sábados apresentações de música.

O projeto teve também apresentações de peças teatrais durante o ano. Em maio, por exemplo, “A Ilha Desconhecida” da Cia dos Náufragos recontou através de uma trupe de atores/marinheiros, a jornada de um homem em busca da misteriosa ilha desconhecida.

Em junho foi a vez do “O que vai ser quando você crescer?”. No mês de julho o Projeto promoveu a terceira peça teatral da programação com o espetáculo “A História de João Ninguém”.
“O projeto atendeu as expectativas planejadas e avançou no sentido de promover ainda mais diversificação das atividades, trazendo novas referências artísticas e ofertando novas condições para ampliar a expressão das artes”, comentou Rafael dos Santos Cabello, coordenação de produção.
Mais atividades de teatro/música e arte
O projeto ofereceu também oficinas de música, em que os participantes puderam construir um repertório e se apresentar ao longo do ano.
Em agosto, o projeto promoveu diversas atividades relacionadas à mágica do circo dentro das oficinas previstas. Foi realizada a peça teatral “Palhaço Azevedo Pão e Leite: Uma Canção Inteligente”.
Em setembro, houve a realização do espetáculo “O Homem Banda”. No mês seguinte, o projeto celebrou o mês das crianças e com uma programação farta de três eventos envolvendo teatro e música. O espetáculo musical: “A Corda”, a apresentação circense “Atenção, Respeitável Público!” e o espetáculo Brincantorias.
Em novembro, último mês das oficinas de arte/educação do projeto, foram realizadas duas apresentações musicais. Em dezembro foram realizadas as duas últimas apresentações de encerramento, com um show do grupo Signori & Mauad Jazz Band e uma apresentação de teatro e palhaçaria com espetáculo Custelinha Circus Show.
Para este ano as atividades começam a ser realizadas a partir de março de 2020 e toda programação está sendo montada e discutida para atender da melhor forma os beneficiados.
“Durante todo o ano de 2019, o projeto promoveu o bem-estar, um melhor convívio social, melhorias das auto-estimas, das condições socioemocionais e de saúde física de cada beneficiário que participou e ajudou a construir este Projeto”. 2020 tem mais!”, concluiu Rafael.
Quase 13 mil pessoas já passaram pelo Instituto Ingo Hoffmann nos 15 anos de entidade. O local ofereceu 39.700 refeições ao longo da história.

O Instituto fica ao lado Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial em tratamento de crianças com câncer na cidade de Campinas, no interior paulista.

A viabilidade deste projeto, denominado Calendário de Atividades Socioculturais – Plano Anual | Ano 2, se dá através da Lei de Incentivo a Cultura, programa de incentivo do Ministério da Cidadania e tem como patrocinadores sênior: DHL, ABL Antibióticos do Brasil, Sodexo e Banco Safra, patrocinadores júnior: Besins Healthcare, Alibra e 2º Tabelião de Protesto de Campinas, com elaboração, capitação e execução da Behind Esporte e Cultura.

O Instituto

Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos fundado em 31/08/2005 tendo como missão inicial proporcionar maior oportunidade de cura para crianças em tratamento de câncer, através de uma parceria com o Centro Infantil Boldrini no projeto denominado Casa de Apoio à Criança e à Família. Trata-se de um modelo de moradia temporária.

No total são 30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno com mais de 6.000 metros quadrados, localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital. Além das acomodações, o local possui brinquedoteca, biblioteca, academia interna e externa, refeitório e lavanderia.

O objetivo da Casa da Criança e da Família é abrigar crianças em tratamento intensivo de câncer e seus acompanhantes, vindos de diversas regiões do Brasil e da América Latina para fazer tratamento no Centro Infantil Boldrini e não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Mais informações em: http://www.ingohoffmann.org.br

————

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏊‍♀ Katarine Monteiro

📧 katarine@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net

📱+55 11 99217-6474

🔛 www.onboardsports.net