Lima 2019: Aline Silva conquista a prata no wrestling após superar trombose

Brasileira foi derrotada na final da categoria até 76 kg pela canadense Justina Di Stasio

0
Lima 2019: Aline Silva conquista a prata no wrestling após superar trombose
Lima 2019: Aline Silva conquista a prata no wrestling após superar trombose

A atleta de wrestling Aline Silva fez história mais uma vez na modalidade somando sua terceira medalha pan-americana.

Nesta sexta-feira (9), a atleta paulista ficou com a medalha de prata em Lima 2019 após ser derrotada na final da categoria até 76kg pela canadense Justina Di Stasio.

Na disputa pelo ouro, a brasileira e a canadense fizeram uma luta equilibrada, mas o título ficou com a adversária, que é campeã mundial de luta olímpica.

Pela manhã, no Coliseu Miguel Grau na Villa Deportiva Regional Del Callao, Aline Silva venceu a peruana Diana Cruz por 7 a 0. Na segunda luta, válida pela semifinal da competição, a brasileira superou a cubana Mabelkis Capote por 2 a 1.

Aline Silva comemorou o resultado após superar uma trombose no fim da temporada de 2017, que quase acabou com o sonho de classificação para o Pan e para o ciclo olímpico de Tóquio 2020.

”Estou muito contente pelo resultado e pela superação. Consegui voltar a lutar em alto nível em 2019 após o todo o tratamento. Foi difícil, mas estou novamente entre as melhores do mundo!”, disse Aline Silva.

”Agora temos o Mundial de Wrestling! Meu objetivo é garantir a vaga em Tóquio e para isso vou fazer treinamentos no Canadá. A ideia é ter novas variações no meu estilo, já que as minhas adversárias estão me estudando muito”.

O mundial de 2019 será no Cazaquistão, a partir de 14 de setembro.

A brasileira Aline Silva havia sido bronze em Toronto 2015 e prata em Guadalajara 2011. Na história da luta nos Jogos, Aline é a única atleta que tem três medalhas na luta.

Este ano foram nove atletas brasileiros de luta olímpica nos Jogos, cinco mulheres e quatro homens.

A vaga de Aline Silva para os Jogos Pan-Americanos veio nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba na Bolívia, realizados no mês de junho de 2018. Este ano, a atleta ganhou três medalhas em Grand Prix, foi bronze em Calgary, medalha de prata em Madrid e prata em Istambul.

Aline Silva é atleta do SESI-SP há 10 anos. Os treinamentos ocorrem no Sesi Cubatão, no litoral paulista, com sua equipe multidisciplinar, liderada pelo coach Flávio Ramos.

Idealizadora do projeto MEMPODERA, em Cubatão (SP), a atleta oferece à meninas e agora à meninos, entre 6 e 15 anos, a oportunidade de ingressar no esporte através do wrestling, e a chance de aprender inglês.

Lima 2019: Aline Silva conquista a prata no wrestling após superar trombose
Lima 2019: Aline Silva conquista a prata no wrestling após superar trombose

Sobre Aline Silva

Aline Silva já cravou seu nome história da luta olímpica brasileira. Em 2006 conquistou a inédita medalha de prata no Mundial Júnior e em 2014 sagrou-se vice-campeã mundial sênior na categoria até 75kg.

A atleta ainda tem no currículo duas medalhas em Jogos Pan-Americanos (Guadalajara 2011 e Toronto 2015), dois ouros em Mundiais Militares, 12 títulos em campeonatos brasileiros e 10 em campeonatos paulista, entre outros resultados expressivos.

Em março de 2018, Aline Silva ganhou o prêmio de mulher do ano da United World Wrestling, um reconhecimento pela sua luta em busca pela igualdade de gêneros e empoderamento das mulheres no esporte.

A atleta de 32 anos defende o Sesi e a Marinha do Brasil e tem patrocínio da Auto Shopping Global.

Siga a atleta em www.facebook.com/alineluta
e no site http://alinesilvalutaolimpica.com.br

Contatos:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br