Cerimônia de abertura de projeto social de triathlon no Ceará terá triatleta olímpico

0
escolinha de triathlon

Escolinha de Triathlon Formando Campeões também contará com representantes da Federação de Triathlon do Ceará, no dia 21

 

Os mais novos triatletas mirins do Ceará terão um dia de celebração, com a abertura oficial da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. A cerimônia de abertura dos dois núcleos no Estado será realizada dia 21, às 9 horas em Aquiraz e às 15 horas em Caucaia.

No evento, a garotada encontrará o gestor e idealizador da Escolinha de Triathlon, o triatleta Juraci Moreira, com participação em três Olimpíadas. Além dele, estarão presentes representantes da Federação de Triathlon do Estado do Ceará, realizadora do projeto, e a equipe de professores. A cerimônia seguirá todos os protocolos de segurança para prevenção do novo coronavírus.Todos os presentes deverão usar máscaras e álcool em gel e medirão a temperatura na entrada do evento.

Cerimônia de abertura Núcleo Aquiraz
Data: 21 de outubro, 9 horas
Local: Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer – Av Airton Sena, Vila da Prata

Cerimônia de abertura Núcleo Caucaia
Data: 21 de outubro, 15 horas
Local: CEMFA – Av. Central, 1425, Tabuba

A Escolinha oferece a crianças e adolescentes de 8 a 16 anos da rede pública de ensino do Ceará a chance de praticar um esporte olímpico com estrutura profissional. O projeto iniciou a produção em julho, com a contratação e treinamento da equipe de profissionais, aquisição de equipamentos esportivos e confecção dos uniformes. No início de agosto, todas as 100 vagas oferecidas nos dois núcleos foram rapidamente preenchidas, refletindo o interesse da população local.

As aulas começaram no dia 10 de agosto em Aquiraz e em 20 de agosto em Caucaia, com restrições impostas pelas autoridades de saúde em relação ao COVID-19, seguindo todos os protocolos de segurança. Tanto a turma da manhã como a da tarde foram divididas em dois turnos, de 12 e 13 alunos, com uma hora de atividades para cada um. Após a liberação total das atividades, as turmas serão compostas por 25 alunos de manhã e outros 25 à tarde, com duas horas de atividades em cada encontro.

A Federação de Triathlon do Estado do Ceará

Pioneira em projetos sociais voltados para a formação social por meio do esporte, a Federação de Triathlon do Estado do Ceará foi criada em 1994. A partir de 2004, quando Fátima Figueiredo assumiu a presidência, a FETRIECE criou o projeto Novos Talentos, com seis núcleos distribuídos por Fortaleza, visando o desenvolvimento do esporte em toda a região e a formação de novos triatletas.

Hoje, a FETRIECE administra vários outros projetos sociais, entre eles o Atleta Cidadão. O projeto beneficia mais de 4.500 alunos de comunidades carentes, em 80 núcleos espalhados por Fortaleza, com a prática de diversos esportes.

A Fetriece conta atualmente com 256 atletas federados e é considerada referência nacional na revelação de grandes valores e talentos para o triathlon nacional, como Antônio Marcos e Wesley Matos, bicampeões no Quadro Geral de Medalhas da Confederação Brasileira de Triathlon.

Escolinha de Triathlon Formando Campeões

Os alunos do projeto no Ceará têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contarão com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.

Em Aquiraz, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. Os patrocinadores são SulAmérica, Electrolux e Cegás.

Em Caucaia, com o nome Escolinha Aeris Triathlon Formando Campeões, o projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal com a execução da Federação de Triathlon do Ceará. A Aeris é a patrocinadora exclusiva do projeto.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões