ABB Fórmula E: Resumo do 2018 Qatar Airways Paris E-Prix

Francês Jean-Eric Vergne (Techeetah) vence mais uma e dispara na liderança da categoria dos carros elétricos. Brasileiro fica em segundo!

A oitava etapa da ABB Formula E foi disputada neste sábado (28) nas ruas e avenidas de Paris, capital da França, e o vencedor foi local. Jean-Eric Vergne (Techeetah), atual líder do mundial dos carros elétricos, largou na pole position e quase não foi ameaçado durante as 49 voltas do 2018 Qatar Airways Paris E-Prix. O pódio em Paris teve ainda o brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler), em segundo, e Sam Bird (DS Virgin Racing).

O resultado na Cidade Luz colocou JEV – como é conhecido no automobilismo – ainda mais em primeiro no geral. Foram 25 pontos pela vitória e mais 3 pontos pela Julius Baer Pole Position. O francês tem 147 pontos ao todo.

”Foi especial vencer em casa, em Paris. Sabia que Sam Bird estava rápido na primeira metade da prova, por isso, foi essencial se manter a frente até a troca de carros. Vou comemorar minha vitória em casa, meu presente de aniversário’, disse JEV, que fez aniversário na semana passada.

Vergne falou mais após a corrida. ”Eu queria ganhar este ano e ter feito isso da forma que foi hoje, com a pole, foi absolutamente incrível. Eu não penso no título ainda, está muito longe, e corro uma prova atrás da outra – qualquer coisa pode acontecer na Fórmula E. Eu não quero que o time pense que eles podem relaxar, e eu ainda vou exigir o máximo deles até a última corrida”.

O E-Prix foi disputado no centro de Paris, com os Invalides como figura central e a Torre Eiffel de fundo. A temperatura foi de 16 graus.

Os brasileiros no Qatar Airways Paris E-Prix

O brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) conseguiu seu terceiro pódio consecutivo. O paulista ficou em segundo lugar em Punta del Leste, Roma e agora em Paris. Depois de um início sem pontuar, o atual campeão da Fórmula E está em quinto lugar com 58 pontos. Ele fez 18 pontos pelo segundo lugar em Paris e outro ponto extra pela Visa Fast Lap (1min02s367).

Lucas di Grassi largou em sexto e fez uma corrida de recuperação. Na troca do carro, ele subiu pra quarto e depois passou Bird entrando na zona do pódio. Mas foi na reta final que ganhou o segundo lugar. André Lotterer (Techeetah), que era o segundo colocado, viu seu carro ficar sem bateria e quase causou um grave acidente na pista.

”O comportamento do Lotterer na pista não foi profissional. Mesmo com problemas, ele tentou me fechar e por pouco não me jogou contra o muro. Espero que ele sofra algum tipo de punição”, explicou Lucas di Grassi.

”Eu tive outra boa corrida hoje. Foi uma pena o que ocorreu na qualificação, já que perdi super-pole por cinco milésimos de segundo. Na primeira parte da prova, tomei uma atitude conservadora, e por conta disso fiz duas voltas a mais que os líderes. Tentei recuperar o atraso quando o Andre ultrapassou o Sam e aproveitei a oportunidade para passá-lo – mas vi que ele estava consumindo demais a cada volta na minha frente, então eu sabia que ele teria que tirar o pé ou ele iria ficar sem energia. É o meu 23º pódio na Fórmula E – estou muito feliz por estar no pódio novamente e marcando pontos em todas as corridas depois que o carro foi consertado. Então temos que continuar e vencer nossa corrida em casa para a Audi em algumas semanas”.

Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) novamente não pontuou. Neste sábado teve problemas no cinto de seu carro elétrico. Foi mais uma prova sem pontuar. “A Jaguar fez um bom trabalho para recuperar o carro a tempo de disputar a corrida. Mas infelizmente pela segunda corrida seguida fiquei solto dentro do carro. Agora é pensar na próxima etapa”, contou o brasileiro.

Números do campeonato

Restando quatro etapas para o término do mundial, a liderança está com Jean-Eric Vergne (Techeetah), que tem 147 pontos, seguido por Sam Bird (DS Virgin Racing) com 116 pontos e Felix Rosenqvist (Mahindra Racing) com 86. O brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sports Abt Schaeffler) é o quinto colocado com 58 pontos, enquanto Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) é sétimo, com 45 pontos. No mundial de construtores, a equipe chinesa Techeetah segue na liderança com 188 pontos, depois tem DS Virgin Racing com 133 pontos, e Audi Sport Abt Schaeffler com 114 pontos.

Agora, a ABB Formula E se prepara para a nona etapa da temporada 2017-18, que será realizada no dia 19 de maio em Berlim, na Alemanha.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – 2018 QATAR AIRWAYS PARIS E-PRIX (APÓS 49 VOLTAS)

1º Jean-Eric Vergne (Techeetah)

2º Lucas di Grassi (Audi Sport Schaeffler) +4.882

3º Sam Bird (DS Virgin Racing) +8.897

4º Maro Engel (Venturi Formula E) +9.287

5º Sebastien Buemi (Renault eDams) +10.194

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE PILOTOS APÓS OITO ETAPAS:

1º Jean-Eric Vergne (Techeetah) – 147 pontos

2º Sam Bird (DS Virgin Racing) – 116 pontos

3º Felix Rosenqvist (Mahindra) – 86 pontos

4º Sébastien Buemi (Renault E.Dams) – 70 pontos

5º Lucas di Grassi (Audi Sports Abt Schaeffler) – 58 pontos

CLASSIFICAÇÃO CONSTRUTORES APÓS OITO ETAPAS:

1º Techeetah – 188 pontos

2º DS Virgin Racing – 133 pontos

3º Audi Sport Abt Schaeffler – 113 pontos

4º Mahindra Racing – 107 pontos

5º Panasonic Jaguar Racing – 88 pontos

As provas anteriores foram vencidas por:

Hong Kong (02/12) – Sam Bird (DS Virgin Racing)

Hong Kong (03/12) – Felix Rosenqvist (Mahindra Racing)

Marrakesh (13/01) – Felix Rosenqvist (Mahindra Racing)

Santiago (03/02) – Jean-Eric Vergne (Techeetah)

Cidade do México (03/03) – Daniel Abt (Audi Sport Abt Schaeffler)

Punta del Este (17/03) – Jean-Eric Vergne (Techeetah)

Roma (13/04) – Sam Bird (DS Virgin Racing)

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem