ABB Formula E Nova Iorque: Brasileiros lutam por vitória; Título está entre JEV e Bird

0

A temporada 2017-18 da ABB Formula E chegará ao fim neste fim de semana, com o 2018 Qatar Airways New York City E-Prix.

Serão duas corridas, a primeira no sábado, e a outra no domingo, as quais definirão o novo campeão mundial da categoria dos carros elétricos: o francês Jean-Eric Vergne (Techeetah) e o britânico Sam Bird (DS Virgin Racing).

Atual detentor do título da categoria, Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) não está na luta pelo título desta temporada, por conta dos problemas que teve com o carro nas primeiras quatro corridas.

Mas após um inicio difícil, o piloto brasileiro se recuperou e chega à Nova Iorque com uma sequencia de cinco pódios seguidos, com uma vitória no E-Prix passado em Zurique:

”Foi uma temporada de altos e baixos. Começamos muito mal, com o carro quebrando nas quatro primeiras corridas. Isso torna praticamente impossível de vencer um campeonato. Mas depois desses ajustes, consegui cinco pódios seguidos, o que é um recorde na Formula E. Ninguém nunca teve cinco pódios seguidos. Nós conseguimos recuperar e estar na terceira posição. É quase um milagre acho, chegar em Nova Iorque nessa posição. Nossa ideia aqui é vencer uma ou duas provas, ou fazer mais dois pódios, conseguir o maior número de pontos possíveis e terminar o campeonato em alta.”

Já com Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) ocorreu justamente o oposto: nas quatro primeiras provas do piloto brasileiro na nova equipe, ele conquistou bons resultados e com isso, criou expectativa de uma boa temporada. Mas tudo mudou, e o primeiro campeão da história da ABB Formula E não conseguiu mais pontuar.

”Começo de ano muito bom. Nas quatro, cinco primeiras corridas. E aí tivemos quatro quebras, que foram péssimas. Problemas no cinto de segurança, sem eixo duas vezes. Realmente, foi chato e ainda mais ter acontecido tudo junto. Era bom terminar o ano bem, para poder começar bem a pré-temporada, que nós vamos trabalhar muito, quase até dezembro. Era bom sair daqui mais animado, para não ficar cinco meses pensando em coisas ruins.”

Apesar de não lutarem mais pelo título da atual temporada, os dois pilotos brasileiros já estão confirmados em suas respectivas equipes para a próxima temporada, e ganharão a companhia do ex-piloto de F1 Felipe Massa, que disputará a temporada 2018-19 pela equipe Venturi.

A primeira corrida da rodada dupla do Qatar Airways New York City E-Prix será realizado neste sábado (14), e a largada está programada para às 15h30 (horário de Brasília). No domingo, a segunda corrida terá inicio às 15h00 (horário de Brasília). Jean-Eric Vergne lidera o campeonato com 163 pontos, seguido por Sam Bird com 140 pontos. Entre os brasileiros, Lucas di Grassi é o terceiro colocado com 101 pontos, enquanto Nelson Piquet Jr é o 10º com 45 pontos.