ABB Formula E: Confira tudo sobre o ePrix de Mônaco 2019

0
Foto: Fórmula E

Um dos circuitos de rua mais icônicos da história do automobilismo mundial receberá pela terceira vez em sua história, a ABB Formula E. Confira tudo sobre o ePrix de Mônaco, nona prova da quinta temporada do mundial de carros elétricos.

Em sua temporada mais equilibrada, a ABB Formula E chega a sua nona etapa com oito vencedores em oito corridas disputadas. E agora, o cenário de fundo desta disputa emocionante pelo título da categoria é as ruas de Monte Carlo.

O ePrix de Mônaco 2019 será a terceira vez que a categoria leva seus monopostos elétricos para disputarem curva a curva do mais famoso circuito de rua do planeta, presente no calendário da F1 desde a primeira edição do mundial, em 1950.

Apesar de utilizar um traçado mais curto do que o original, ainda assim, boa parte do desafiador circuito de rua será utilizado pelos pilotos.

Nas duas provas disputadas anteriormente, a vitória ficou com o pole position, e em ambos os casos, o vencedor foi o suíço Sébastien Buemi, hoje piloto da Nissan e.Dams.

Porém, a situação do piloto suíço é bem diferente de quando disputou pela última vez o ePrix de Mônaco: já são 24 corridas sem vencer, apesar de Sébastien Buemi ainda ocupar o posto de maior vencedor da história da ABB Formula E com 12 vitórias.

“Infelizmente este ano tem sido um pouco mais difícil, então eu não estou realmente pensando sobre o passado. O que passou, passou, e agora eu estou focado no hoje. O que aconteceu antes é legal, mas agora eu estou focado em fazer o melhor eu posso. Seria bom se nós, como equipe, pudéssemos mudar as coisas por aqui. Se houvesse uma corrida que um piloto pudesse escolher vencer, acredito que 99% escolheriam Mônaco”, declarou Sébastien Buemi.

Outro piloto de bom retrospecto em Mônaco pela categoria de monopostos elétricos, é o brasileiro Lucas di Grassi, que terminou as duas provas disputadas anteriormente nas ruas de Monte Carlo na segunda colocação.

Vencedor do ePrix da Cidade do México e atualmente na quarta colocação do campeonato de pilotos, Lucas di Grassi admite que o objetivo é vencer, mas um pódio é o resultado ideal pensando na disputa do título.

“O retrospecto em Mônaco é favorável, fui segundo colocado nas duas provas realizadas anteriormente. É claro que o foco desta vez é em vencer, mas entendo que um pódio aqui seria um bom resultado pensando no campeonato”, declarou Lucas di Grassi, que atualmente é o quarto colocado na classificação com 70 pontos, 11 a menos do que o líder, o holandês Robin Frijns (Envision Virgin Racing).

Outro brasileiro no grid de largada neste fim de semana é Felipe Massa (Venturi Formula E Team). Experiente, o ex-F1 conhece o circuito de rua de Monte Carlo, apesar de ter disputado o traçado original e não a versão curta utilizada pela ABB Formula E.

De certa forma, Felipe Massa pode dizer que estará correndo “em casa”, já que é um dos moradores do Principado de Mônaco, sem falar que a sua equipe é monegasca.

“O fato de morar a poucos minutos do circuito com certeza é uma sensação muito especial. Correr em Mônaco é incrível. A beleza do lugar e correr pela Venturi torna a corrida especial e esperamos fazer um belo resultado aqui”, declarou o brasileiro da equipe monegasca.

“Acho que a sensação é a mesma de quando corri aqui pela Formula 1 e agora com a Formula E. Certamente é uma sensação diferente das outras corridas. Mônaco é sempre uma pista diferente, especial, um lugar especial. Isso faz com que seja uma corrida diferente das outras”.

A largada do ePrix de Mônaco está programada para às 11h30 (horário de Brasília) e a transmissão aqui no Brasil será exclusiva no aplicativo da Fox Sports.

A liderança do campeonato pertence ao holandês Robin Frijns (Envision Virgin Racing), que venceu a etapa passada disputada em Paris e agora tem 81 pontos, um a mais do que o alemão André Lotterer (DS Techeetah), que ainda não venceu nesta temporada. Confira a classificação dos dez primeiros colocados logo abaixo, assim como a lista dos oito vencedores das oito provas disputadas anteriormente:

Confira abaixo a classificação atualizada do campeonato de pilotos após oito etapas:

1º Robin Frijns (HOL) – Envision Virgin Racing: 81 pontos

2º André Lotterer (ALE) – DS Techeetah: 80 pontos

3º Antônio Félix da Costa (POR) – BMW i Andretti Motorsport: 70 pontos

4º Lucas di Grassi (BRA) – Audi Sport ABT Schaeffler: 70 pontos

5º Jêromé D’Ambrósio (BEL) – Mahindra Racing: 65 pontos

6º Jean-Eric Vergne (FRA) – DS Techeetah: 62 pontos

7º Mitch Evans (NZL) – Panasonic Jaguar Racing: 61 pontos

8º Daniel Abt (ALE) – Audi Sport ABT Schaeffler: 59 pontos

9º Sam Bird (GBR) – Envision Virgin Racing: 54 pontos

10º Edoardo Mortara (SUI) – Venturi Formula E Team: 52 pontos

 

Vencedores
Ad Diriyah – Antonio Félix da Costa (BMW i Andretti Motorsport)
Marrakesh – Jerome D’Ambrosio (Mahindra Racing)
Santiago – Sam Bird (Envision Virgin Racing)
Cidade do México – Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler)
Hong Kong – Edorardo Mortara (Venturi Formula E Team)
Sanya – Jean-Eric Vergne (DS Techeetah)
Roma – Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing)
Paris – Robin Frijns (Envision Virgin Racing)