Equipe Brasileira de Vela focada em eventos na Europa até julho

Competições de vela na Holanda e na França estão programadas para os próximos meses

A Equipe Brasileira de Vela disputará eventos importantes na Europa das classes olímpicas nos meses de maio, junho e julho.

Os atletas Bruno Lobo, Lucas Fonseca e Socorro Reis estão escalados para o Allianz Regatta, em Almere, na Holanda, de 31 de maio a 4 de junho. O trio corre de Formula Kite, nova classe da modalidade incluída para Paris 2024.

Outro evento que pode ter presença de velejadores nacionais é a Semana de Kiel, na Alemanha. De 7 a 16 de julho, será realizada na raia olímpica de Marselha, na França, o Evento Teste. A tradicional competição ocorre exatamente um ano antes dos Jogos.

O grupo será formado por Mateus Isaac, na IQfoil, Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX,
Bruno Lobo, na Fórmula Kite, e a dupla Joao Bulhões e Marina Arndt, na Nacra 17. A equipe terá como chefe de equipe os multimedalhista pan-americano Klaus Biekarck e o head Coach será Torben Grael, dono de cinco medalhas olímpicas.

”A vela brasileira está preparada e treinada para conseguir bons resultados nos eventos na Europa, que serão importantes para o Mundial de Haia, que está por vir, além dos Jogos Pan-Americanos e a Olimpíada do ano que vem! O programa de fomento da vela olímpica ajuda nessa preparação e também nas viagens dos competidores. Mesclamos uma equipe jovem com velejadores experientes”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Os atletas participam dos eventos na França apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

O Mundial de Vela da World Sailing, que será disputado de 8 a 20 de agosto de 2023, em Haia, na Holanda, terá representantes nacionais. O evento distribuirá as primeiras 107 vagas para Paris 2024. Na sequência, as vagas serão preenchidas nos mundiais de cada classe, bem como os Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile 2023.

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Foto: Sailing Energy

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

Flavio Perez

flavio.perez@cbvela.org.br

+55 11 99949-8035

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem