As rodadas 2 e 3 do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E acontecem nesta sexta e sábado (27 e 28) com o CORE Diriyah E-Prix 2023.
Será a primeira rodada dupla da 9ª temporada e as únicas corridas noturnas entre as 16 corridas do calendário do Mundial de Carros Elétricos.
Após uma memorável abertura da temporada com o Hankook Mexico City E-Prix 2023 em 14 de janeiro, o novo GEN3 competirá no Oriente Médio pela primeira vez, dando aos fãs a oportunidade de ver um carro de corrida funcionando no limite da inovação e ultrapassando os limites da tecnologia EV.
Com 2.495 km de extensão, o circuito de rua de Diriyah fica nos arredores da capital saudita, Riad, e segue as muralhas históricas da cidade, as quais são Patrimônio Mundial da UNESCO. Com um total de 21 curvas, Diriyah é um dos circuitos favoritos dos pilotos e também um dos mais exigentes do calendário para equilibrar o gerenciamento de energia e o forte ritmo de corrida.
A corrida 1 deste fim de semana será realizada nesta sexta-feira, com largada prevista para às 14h (horário de Brasília)e terá transmissão do BandSports. Já a corrida 2 será no sábado também às 14h, porém, será exibida na Band para todo o Brasil, marcando a estreia da Fórmula E no principal canal do Grupo Bandeirantes, na TV Aberta.
O passado da Fórmula E em Diriyah
Inserida pela primeira vez no calendário da Fórmula E na quinta temporada do Mundial de Carros Elétricos, Diriyah chegou na categoria garantindo alguns marcos. Foi à primeira corrida do Gen2 – segunda geração de monopostos elétricos – e também foi a estreia do brasileiro Felipe Massa na competição, após 16 anos de Fórmula 1.
O primeiro eprix em Diriyah foi dominado pelo português Antonio Félix da Costa e sua BMW Andretti, que largou na pole e conseguiu se manter à frente dos demais para subir no degrau mais alto do pódio. Campeão da temporada anterior, o francês Jean-Eric Vergne ficou em segundo com sua DS Techeetah, enquanto o belga Jérôme D’Ambrosio ficou em terceiro com a Mahindra. Massa estreou na Fórmula E com um 17º lugar.
No ano seguinte, Diriyah teve sua primeira rodada dupla, em um fim de semana em que novamente a BMW Andretti brilhou. Alexander Sims foi pole nas duas provas, e enquanto na primeira corrida viu a vitória escapar por conta de um toque de Stoffel Vandoorne em uma disputa valendo a liderança, na corrida 2 ele não teve dificuldades e recebeu a bandeirada em primeiro.
No sétimo ano, Diriyah trouxe uma grande novidade para a abertura da temporada da Fórmula E, com as primeiras corridas à noite da história da categoria. Enquanto na corrida 1 a Mercedes ditou o ritmo com o holandês Nyck de Vries, que não desperdiçou a oportunidade e venceu a prova, a Jaguar respondeu com o domínio da corrida 2 com Sam Bird, no fim de semana de estreia do piloto britânico na equipe. Porém, no fim, o título da temporada ficou mesmo com o holandês da Mercedes.
Na temporada passada, novamente a abertura do campeonato foi com a rodada dupla de Diriyah, e pela primeira vez, um atual campeão da categoria estreou com vitória na temporada seguinte: De Vries tirou proveito nas ativações de modo ataque para superar seu companheiro de Mercedes, Vandoorne, e vencer a prova.
Na corrida 2, De Vries largou na pole e até conseguiu se manter por um bom tempo a frente dos demais. Mas acabou sendo superado pelos carros da Venturi de Lucas di Grassi e Edoardo Mortara, e depois levou a pior em uma disputa de posição com Jean-Eric Vergne, perdendo várias posições. A vitória ficou com Mortara, enquanto o brasileiro Di Grassi ficou em terceiro, em seu fim de semana de estreia na equipe monegasca.
Andretti e Porsche chegam em alta na Arábia após impressionante desempenho no México
O piloto da equipe Avalanche Andretti, Jake Dennis, lidera o Campeonato Mundial de Pilotos depois de vencer a primeira corrida do Gen3 na Fórmula E com uma pilotagem dominante na Cidade do México, após ter largado na primeira fila ao lado do pole position Lucas di Grassi (em seu fim de semana de estreia na Mahindra Racing).
Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team) terminou a prova em segundo – a dupla 11 segundos à frente do terceiro colocado, Lucas di Grassi, mostrando a força do powertrain Porsche 99X Electric Gen3 usado pelas duas equipes. Inclusive, os dois pilotos das duas equipes terminaram a prova dentro do top-10, a zona de pontuação do campeonato.
Uma das equipes favoritas do início da temporada, a DS PENSKE terminou inesperadamente no meio do pelotão, algo que poucos previram depois do que o time apresentou durante os treinos de pré temporada realizados em Valencia, no qual foram superados apenas pelo alemão Maximilian Guenther da Maserati MSG Racing, com ambos os pilotos do DS PENSKE Stoffel Vandoorne e Jean-Éric Vergne fechando o top-3 no Circuito Ricardo Tormo.
Na Cidade do México, o atual campeão Vandoorne e o bicampeão JEV se classificaram fora dos 10 primeiros no treino que definiu o grid de largada, e Vandoorne recuperou apenas quatro posições para somar um ponto com a 10ª posição. Vergne também correu no meio do pelotão antes de calcular mal uma ultrapassagem e acertar Sacha Fenestraz, terminando apenas em 12º.
O piloto da NEOM McLaren Formula E Team, Jake Hughes, pode ser um novato, mas teve uma performance impressionante em sua primeira corrida na Fórmula E. Ele terminou em quinto, mas lutou pelo pódio o tempo todo. Vale lembrar que a McLaren adquiriu a base da Mercedes Benz EQ, a qual dominou os últimos dois Campeonatos Mundiais de Fórmula E.
A Jaguar TCS Racing está em sexto lugar na tabela de classificação do Mundial de Equipes, já que problemas técnicos iniciais levaram Sam Bird a se retirar do Eprix da Cidade do México com um eixo de transmissão quebrado depois de parar na pista nos treinos livres com uma falha. Mas ninguém ganhou mais corridas na Arábia Saudita do que Bird – suas duas vitórias estão empatadas com Nyck de Vries, que venceu no 7º e 8º ano – e ninguém foi mais rápido no Circuito de Rua de Diriyah.
Este fim de semana em Diriyah será importante para Sam Bird por outro motivo: o piloto britânico atingirá o número de 100 eprix disputados, marca que apenas o brasileiro Lucas di Grassi ultrapassou até o momento.
“Estou com uma mentalidade positiva sobre a rodada dupla em Diriyah. Será minha 100ª corrida na Fórmula E, o que eu mal posso acreditar. Quero deixá-la marcada com um bom resultado”, comentou o piloto britânico sobre a incrível marca que atingirá neste fim de semana.
Porém, não é só Bird que atingirá a marca do 100º eprix na história da Fórmula E. Outros dois “veteranos” também vão comemorar esse marco: o único bicampeão da categoria Jean-Eric Vergne e o campeão da 2ª temporada Sébastien Buemi (Envision Racing) também vão atingir o número histórico neste fim de semana.
Tudo pronto em Diriyah para mais um show noturno
Palco da primeira corrida noturna da história da Fórmula E na abertura da sétima temporada, Diriyah está pronta para mais uma rodada dupla, sendo que pela primeira vez não será a etapa de abertura de um Mundial de Carros Elétricos.
A pista será novamente iluminada pela mais recente tecnologia LED de baixa potência. Eles reduzem o consumo de energia em até 50% em comparação com as unidades sem LED, e serão alimentados por geradores de biocombustível de origem sustentável.
“Adoro correr na Arábia – a pista é incrível”, disse o campeão da 6ª temporada, António Félix da Costa, da TAG Heuer Porsche Fórmula E Team. “Fui o primeiro vencedor lá na 5ª temporada e tenho ótimas lembranças.”
“Por ser uma corrida noturna, os treinos livres e a classificação acontecem durante o dia e depois você corre à noite. As temperaturas mudam, junto com a superfície da pista por conta da areia que o vento leva para o traçado. Suas percepções também mudam por conta das mudanças das sombras.”
“É preciso um pouco de adaptação e treinamento para o olho, mas eu amo as diferentes variáveis e definitivamente cria um show melhor para os fãs. É muito legal correr aqui e ótimo de assistir – especialmente à noite”, completou o piloto português.
Pilotos brasileiros chegam a Diriyah buscando repetir atuações do passado
O brasileiro Lucas di Grassi não tem do que reclamar da etapa de abertura da 9ª temporada da Fórmula E, realizada duas semanas atrás na Cidade do México. Em seu fim de semana de estreia na Mahindra Racing, ele cravou a pole position, liderou as primeira voltas do eprix e travou uma intensa batalha com outros adversários para assegurar o seu lugar no primeiro pódio da Era Gen3.
O campeão da terceira temporada do Mundial dos Carros Elétricos está bem consciente das limitações de seu carro, já que a Mahindra foi à equipe do grid que realizou menos testes até o momento. Ou seja: ainda está em um processo de evolução, e a tendência é melhorar a performance, principalmente no que diz respeito ao ritmo de corrida e gerenciamento de energia.
O retrospecto de Di Grassi em Diriyah é interessante, com dois pódios conquistados em sete eprix realizados no circuito de rua árabe. Inclusive na temporada passada, quando estreou pela Venturi após sete anos correndo pela Audi, conquistou um terceiro lugar na corrida 2, feito que ele repetiu em sua estreia pela Mahindra este ano na Cidade do México.
Já Sérgio Sette Câmara teve um início de fim de semana no México surpreendente durante as duas sessões de treinos livres, mas que não se repetiu no classificatório e na corrida, terminando a prova de abertura apenas com a 16ª posição.
Porém, apesar da frustração em sua estreia na NIO 333 Racing, o piloto mineiro chega a Diriyah com a lembrança de um de suas melhores atuações na Fórmula E, quando na corrida 2 do eprix árabe no sétimo ano, conseguiu largar em terceiro e chegou até a ficar em segundo lugar durante a corrida, a qual encerrou com um quarto lugar, seu melhor resultado na categoria.
Confira abaixo a programação do CORE Diriyah E-Prix 2023 (horário de Brasília):
Quinta-feira, 26 de janeiro de 2023:
1º treino livre – 11h55 – Transmissão no YouTube da Fórmula E
Sexta-feira, 27 de janeiro de 2023:
2º treino livre – 07h55 – Transmissão no YouTube da Fórmula E
Classificatório – 09h40 – Transmissão no BandSports
Corrida 1 – 14h – Transmissão no BandSports
Sábado, 28 de janeiro de 2023:
3º treino livre – 07h55 – Transmissão no YouTube da Fórmula E
Classificatório – 09h40 – Transmissão no BandSports
Corrida 2 – 14h – Transmissão na Band (TV Aberta) e BandSports
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E > >
Como o primeiro Campeonato Mundial da FIA totalmente elétrico do mundo e o único esporte certificado com zero emissão de carbono desde o início, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas dramáticas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, fornecendo uma plataforma de elite do automobilismo com os principais fabricantes automotivos, para acelerar a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para perguntas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato – media@fiaformulae.com
Sobre a ABB > >
A ABB é líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movidas, energizadas e operadas. Com base em mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Entre em contato com a equipe On Board Sports, assessoria de imprensa oficial da Fórmula E no Brasil:
Katarine Monteiro, Rodrigo Nascimento e Flávio Perez
katarine@onboardsports.net | flavio@onboardsports.net |redacao@onboardsports.net
+55 11 99217-6474 | +55 11 99949-8035 | +55 11 98475-8579