Projeto social em Joinville organiza gincana de triathlon

Programação de férias da Escolinha de Triathlon Formando Campeões mistura as técnicas do nada, pedala e corre com brincadeiras, desafios e momentos de confraternização

 

Os triatletas de Joinville encararam um desafio diferente, nas férias escolares de julho. Para manter os alunos em movimento, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões organizou uma gincana envolvendo o nada, pedala e corre. O evento foi também uma forma de reunir todas as turmas e proporcionar momentos de confraternização.

Para a gincana, as turmas foram divididas em três equipes. Os próprios alunos ficaram responsáveis pela organização das equipes, definindo quem iria nadar, pedalar ou correr. Cada uma das modalidades do triathlon foram disputadas separadamente, valendo pontos. A equipe vencedora escolheu o castigo que os perdedores teriam que pagar: 15 flexões. No final, todos se juntaram para um piquenique.

A programação das férias escolares, montada para manter os alunos em movimento, incluiu ainda um simulado de aquathlon e um dia reservado para brincar e relaxar. “Foi um período ótimo, os alunos adoraram. Para encerrar, ainda vamos fazer um simulado de triathlon neste sábado. É um estímulo a mais para eles treinarem, e uma forma de avaliarmos a evolução de cada um nos treinos”, explica o professor Wesley Jonatas da Silva, do núcleo Joinville da Escolinha de Triathlon Formando Campeões.

 

Metas da Agenda 2030 na Escolinha

A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.

Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.

 

Formando Campeões

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há cinco anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.

Em Joinville, as aulas de triathlon englobam as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida). Divididas em turmas de 10 alunos de acordo com a faixa etária, as crianças treinam às segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 15 às 17 horas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon de Santa Catarina e apoio da Univille e da prefeitura de Joinville. Os patrocinadores são Electrolux, Anjo Tintas e Martinelli Advocacia.

 

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem