10 segundos: Regata exibição da Transat Jacques Vabre tem chegada apertada

Macif vence prova contra i Sodebo por diferença mínima. Barcos fizeram percurso curto de ida e volta entre Itajaí e Itapema. A regata exibição da Transat Jacques Vabre dos maiores barcos do mundo teve emoção do começo ao fim neste domingo (8)! O Macif venceu a disputa contra o Sodebo por apenas 10 segundos em um percurso de 65 quilômetros. A prova, que ocorreu entre Itajaí e Itapema, teve todos os tipos de vento, chegando até a ficar com velocidade quase nula em alguns momentos. Os trimarãs da Ultime trocaram de posição desde a largada, mas nos metros finais o Macif foi o mais rápido.

”A chegada foi realmente muito próxima. Foi uma regata diferente e muito legal de participar. Descobrimos uma nova cidade (Itapema) e tivemos o privilégio de mostrar o trimarã para os cinco convidados a bordo. O vento mudou bastante do começo ao fim, mas foi muito divertido”, contou François Gabart, que velejou ao lado de seu companheiro Pascal Bidegórry. Os dois também venceram a Transat Jacques vabre na classe Ultime.

A regata de exibição deste domingo durou 3 horas e 02 minutos. Na largada, os barcos saíram com 11 nós de vento. Rajadas de até 20 nós impulsionaram os velozes multicascos, mas nos quilômetros finais a situação mudou e o vento morreu.

”Digamos que a regata parecia a passagem pelos Doldrums”, disse Pascal Bidegórry. Os Doldrums são pontos com ventos escassos no limite entre os hemisférios. Para ganhar velocidade, os barcos precisam aproveitar todas as rajadas que surgem.

A Transat Jacques Vabre agora aguarda a chegada dos outros 23 barcos que ainda estão na disputa. Nesta quarta-feira (11) são esperados em Itajaí os primeiros colocados na IMOCA e Multi50.

Saída de Cabo Verde

A estratégia do barco brasileiro Zetra na disputa da Transat Jacques Vabre parece ter dado certo. A equipe de Eduardo Penido e Renato Araújo confirmou a sexta colocação na Class40 após ser a única a optar pela descida das Ilhas Canárias até Cabo Verde beirando a costa africana, ao contrário dos adversários que estavam próximos que centralizaram mais a regata pelo Oceano Atlântico com destino a Itajaí (SC).

”A decisão de ficar mais a Leste e só depois corrigir o rumo mais próximo da América foi tomada por um problema que tivemos em uma das velas de proa e no enrolador. Pegamos ventos favoráveis para possíveis reparos e conseguimos andar bem”, explicou Renato Araújo.

O Zetra é o primeiro barco da história do Brasil na Transat Jacques Vabre. A diferença para o líder, o Le Conservateur é quase de mil quilômetros.

Arkema com sérios problemas

O barco Arkema, que compete na classe Multi50, avisou a organização da Transat Jacques Vabre que tem um problema de delaminação no casco. A avaria foi localizada na proa do multicasco. A tripulação estava em segundo lugar na categoria e poderá fazer um pit stop no Nordeste brasileiro antes de retomar o caminho de Itajaí (SC).

Sobre a TJV2015

A regata, que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de “Rota do Café”. Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).

Mais informações no site www.transat-jacques-vabre.com/br
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