Volvo Ocean Race

 

Volvo Ocean Race é a mais antiga e conhecida regata ao redor do mundo, realizada periodicamente a cada três anos. Sua primeira edição foi disputada em 1973, com o nome de Whitbread Round the World Race e o patrocínio da Whitbread e da British Royal Naval Sailing Association. A partir de 2001, a Volvo Personvagnar AB, fabricante sueco de veículos e motores, assumiu o patrocínio da prova, dando-lhe o nome atual.

O percurso da regata sofreu algumas alterações ao longo dos anos, mas segue tendo sua largada na Europa com destino à África do Sul, passando pelo Cabo Horn e a Austrália, até chegar ao continente americano e depois retornando à Europa.

O Brasil também deixou suas marcas na competição. O Brasil 1 foi até hoje o único barco do país na história da competição e logo na estreia, na edição 2005-06, conquistou o terceiro lugar na classificação geral do evento. O barco foi comandado por Torben Gael, tetracampeão mundial de vela e dono de cinco medalhas olímpicas, que na temporada seguinte do evento, 2008-09, foi campeão da regata com o barco sueco Ericsson 4. A cidade de Itajaí faz parte do roteiro da regata desde a edição 2011-12 e já está indo para sua terceira participação como stopover.

A última edição da prova, 2014-15, teve nove etapas, com largada em Alicante, na Espanha, e chegada em Gotemburgo, na Suécia. O vencedor foi o barco Azzam, dos Emirados Árabes Unidos.  A largada para a 13ª Volvo Ocean Race está programada para 2017.

www.volvooceanrace.com