Sede de regatas como Volvo e Transat Jacques Vabre, Itajaí sedia inédita feira de vela

0

Itajaí receberá, de 19 a 21 de abril, a primeira feira voltada exclusivamente para a modalidade vela.

O evento batizado de Vela Show terá palestras com atletas, exposição de fabricantes e regatas, incluindo para iniciantes na categoria optimist.

A cidade catarinense entrou no hall dos principais destinos de provas internacionais, como a Volvo Ocean Race e a Transat Jacques Vabre.

Apenas na última edição da Volta ao Mundo, Itajaí atraiu mais de 400 mil pessoas à stopover e gerou mais de R$ 80 milhões para a economia da região.

A Vela Show será sediada no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, mesmo local das três edições da Volvo Ocean Race – 2012, 2015 e 2018.

”Itajaí tem despontado como um dos principais polos de vela. Recebeu a Volvo Ocean Race e outras regatas importantes. Quando fomos lá ficamos impressionados! Tem uma importância grande no estado e até no Brasil. A estrutura hoteleira é excelente, um aeroporto de Navegantes próximo”, disse Edilberto Almeida, diretor do Vela Show.

O evento ganhou apoio de velejadores e estaleiros de ponta do Brasil, além da CBVela – Confederação Brasileira de Vela.

A ANI (Associação Náutica de Itajaí) fará toda a coordenação da parte esportiva.

”A cidade tem uma força muito grande na área esportiva e na vela. Trouxemos as regatas como atração. Logicamente vai ajudar a divulgar o evento e fomentar o esporte”.

”As associações tem nos orientado a construir um evento de qualidade. Queremos que tenha regatas com ótimo nível técnico. Os congressos e workshops técnicos também têm importância”.

Segundo o organizador do Vela Show, a idéia inicial era fazer o evento no litoral de São Paulo. Opções como Guarujá e Santos não foram aprovadas.

”Nós idealizamos um evento especializado para o setor de vela. Hoje nós entendemos que existem vários eventos náuticos bons, que falam da cultura marítima”.

”Mas exclusivamente voltado para vela, da construção naval amadora e profissional, para velejadores não existia!”.

Quem for à Vela Show pelo mar, poderá ancorar o veleiro na Marina Itajaí, parceira da feira. Além disso, no local que fica ao lado do Centreventos haverá uma área para exposição de veleiros produzidos pelos estaleiros expositores.

O evento Vela Show conta com o apoio de diversas instituições e associações do setor, como a Confederação Brasileira de Vela, a Federação Náutica Catarinense, a Marina Itajaí, o Instituto Brasileiro de Ciências Náuticas (IBCN), a Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC), ACATMAR Associação Náutica, Viva Itajaí, Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), Secretaria Municipal de Turismo de Itajaí, AVESAL, Associação Náutica de Itajaí (ANI) e SAILBRASIL.

 

—–

Entre em contato com a equipe On Board Sports:

🏃‍♂️Flavio Perez
📧 flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
📱+55 11 99949-8035
🔛 www.onboardsports.net