Triatletas paranaenses disputam Copa Brasil Triathlon visando classificação olímpica

0
50

Os atletas da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento terão uma prova de fogo em sua primeira grande competição nacional. A 1ª etapa da Copa Triathlon Brasil reunirá em Salvador, neste domingo (18), 300 triatletas entre os mais rápidos das Américas, já que também é válida como Copa Continental de Sprint Triathlon. Será uma disputa em alto nível, com 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida ao longo da Praia de Piatã.

A Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento terá sete representantes na capital baiana: Gabrielle Estefany Lemes, Maria Fernanda Forti Tinelli, Alice Forti Tinelli, Pedro Henrique Boff, Pedro Henrique Gomes, Matheus Oliveira Martinhaki e Renan Antônio Portela. Eles competirão lado a lado com grandes nomes da modalidade, como o campeão pan-americano Manoel Messias e a campeã mundial militar Bia Neres.

“A competição é importantíssima, pois os atletas nascidos em 2001 e 2002 disputarão três vagas no masculino e duas no feminino para a seletiva da Confederação Americana de Triathlon, em Salinas, no Equador. E essa seletiva será classificatória para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em outubro” destaca Ricardo Júnior Pereira, coordenador do projeto. “Estão todos treinando forte desde janeiro, visando a prova em Salvador, e preparados para representar bem a equipe.”

Um dos destaques da equipe, Gabrielle Estefany Lemes chega a Salvador embalada pelo título de campeã sul-americana júnior, conquistado no Uruguai no último fim de semana (dia 12). Com a vitória, a triatleta lidera o ranking feminino júnior nesta temporada. Entre os rapazes, Pedro Henrique Boff é o sexto do ranking masculino júnior.

Os atletas da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento também terão em Salvador a companhia de três alunos da Escolinha de Triathon Formando Campeões, projeto em que se desenvolveram. Para Nathan de Macedo Hulse, Nicholas Cabral de Meira e Rainer Simas Lopes, jovem amazonense transferido este ano para Curitiba, a disputa será uma grande oportunidade de competir em alto nível com os maiores nomes da modalidade e ganhar experiência.

A Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento reuniu para a temporada 2018 os dez atletas com maior potencial para o alto rendimento, entre os 60 alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, consagrando um trabalho de quatro anos no desenvolvimento das categorias de base do triathlon no Paraná. Na nova equipe, os dez atletas selecionados passarão a receber uma ajuda de custo mensal e serão direcionados para as principais competições brasileiras e internacionais, visando as classificações olímpicas.

A Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Banco Safra, Sanepar, Elejor e Governo do Paraná.