Triatletas Leandro Macedo e Juraci Moreira ajudam a formar novos campeões da modalidade

0
123

Único brasileiro campeão mundial de triathlon, Leandro Macedo volta a formar uma dobradinha com Juraci Moreira, antigo adversário, ex-pupilo e outro nome de destaque na modalidade.

O objetivo é ajudar a formar uma nova geração de triatletas vitoriosos no País. Assim, Leandro será o consultor técnico da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, projeto paranaense idealizado por Juraci e referência nacional no desenvolvimento das categorias de base. Também fará a consultoria da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento, equipe com os dez atletas do projeto com maior potencial para chegar às Olimpíadas.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões revelou, em três anos de trabalho, nomes que estão brilhando no cenário nacional e internacional da modalidade, como Gabrielle Lemes e as irmãs Alice e Maria Fernanda Forti Tinelli.

Para Leandro Macedo, o projeto está no caminho certo para retomar a trilha de vitórias do esporte no Brasil. Sua expectativa, com a nova parceria firmada, é de que o projeto seja ampliado para todo o País.

“Depois da nossa geração, minha e do Juraci, ficou um vácuo no triathlon no Brasil. Diferente de outros países, aqui não houve um investimento na base do esporte. Esse é o trabalho que a Escolinha vem fazendo, e já vejo alguns triatletas com muito potencial. É o caso da Gabrielle Lemes, por exemplo, que vem crescendo e já é campeã sul-americana júnior, entre outros que já observei. Agora, o ideal é que esse modelo se espalhe para outros Estados, para que possamos investir em novos talentos. E para isso precisamos do suporte das empresas patrocinadoras e apoiadoras”.

Consultoria técnica

Hoje coordenador da própria assessoria de triathlon em Brasília, voltada para o treinamento de atletas amadores e profissionais, Leandro Macedo é também presidente da Comissão de Treinadores da Confederação Brasileira de Triathlon.

Na Escolinha de Triathlon e na Seleção Escolinha, Leandro atuará diretamente junto ao coordenador dos projetos, Ricardo Júnior Cardoso, na periodização e planejamento dos treinos, além de fazer visitas periódicas para observar os alunos e trocar experiências.

“Iniciamos o trabalho com a Escolinha de Triathlon com o objetivo de proporcionar às crianças e adolescentes a prática esportiva, a sociabilização e o melhor rendimento por meio do esporte. Com a evolução natural desse trabalho, abrimos um leque de oportunidade àqueles que vêm se destacando, e agora fomos premiados com a nova parceria com o grande triatleta olímpico Leandro Macedo. Ele nos ajudará de forma singular como consultor técnico. Com certeza, sua aproximação com os atletas nos permitirá avançar ainda mais no projeto da Seleção, e para nós é um privilégio ter como gestor e como consultor técnico dois atletas olímpicos, ajudando a elaborar o trabalho com excelência”, destaca Ricardo Júnior Cardoso.”

Ricardo ressalta ainda a importância do trabalho conjunto com a equipe de técnicos e parceiros. “Contamos com técnicos experientes, materiais de treino adequados e parcerias importantes. O Colégio da Polícia Militar do Paraná sedia o projeto e nos oferece toda a estrutura, incluindo piscina, pista de mountain bike e musculação. A UFPR nos oferece a pista de atletismo e a clínica Incorp faz um trabalho fisioterápico de excelência. A chegada do Leandro Macedo só vem somar a esse projeto.”

Leandro e Juraci

Leandro Macedo brilhou na década de 90, com o título de campeão do Circuito Mundial de Triathlon em 1991, sua maior conquista. Tetracampeão pan-americano e tricampeão-sul-americano, ainda foi eleito “Atleta do Século” pelo Comitê Olímpico Brasileiro em 2003 e teve a melhor colocação do Brasil na Olimpíada de Atenas em 2004. Sua primeira experiência como treinador foi logo com Juraci Moreira, também considerado um dos maiores representantes do esporte no Brasil, com três participações em Olimpíadas.

“Cheguei a competir com o Juraci, já o admirava como atleta, e logo que encerrei minha carreira no alto rendimento, passei a treiná-lo e o ajudei a conquistar o bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Acompanhei toda a sua trajetória, e o trabalho que ele vem fazendo com a Escolinha de Triathlon no Paraná, um projeto muito importante para as categorias de base do esporte. Tive a oportunidade de ver alguns dos seus atletas em ação, num camping que fiz para a Confederação Brasileira de Triathlon e observar a evolução deles. É uma felicidade poder formar essa parceria e integrar o projeto”, conta Leandro.

Aos 50 anos completados agora no dia 18, Leandro Macedo não pensa em parar. Além do trabalho com sua assessoria esportiva e a nova parceria com a Escolinha de Triathlon Formando Campeões e a Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento, ele planeja seu retorno ao Mundial de Triathlon, em julho, na Dinamarca. “Agora há uma nova modalidade de triathlon no Campeonato Mundial, o Aquabike, com 3km de natação e 120 km de bike, e acho que será interessante. Já corri muito nessa vida, agora quero brincar um pouco”, diz.

Atualmente, a Escolinha recebe 50 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. As atividades respeitam a grade escolar e faixa etária de cada atleta mirim.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Tradener, Condor, Grupo Astra e Banco Safra.

Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões

Contatos:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
Tel: +5511999498035
www.onboardsports.com.br