Triathlon: Paranaenses embarcam para a final do Ironman no Havaí

Luis Ohde e Fellipe Santos disputam principal prova de longa distância da modalidade

0
330

Dois integrantes da Seleção Paranaense de Triathlon estão a caminho de Kona, no Havaí, para a disputa da grande final do Ironman. Luis Ohde e Fellipe Santos, que obtiveram a classificação no primeiro semestre, enfrentam o desafio de 3.8 km de natação, 180 de ciclismo e 42,195 de corrida no sábado (10). Na semana final antes da prova, o objetivo da dupla é conseguir a melhor aclimatação à ilha havaiana. ”A ideia é me adaptar rapidamente ao clima local. Vou treinar alguns dias antes em Kona, uma ilha muito quente e úmida. Também tem o fuso horário! São sete horas de diferença para o horário de Brasília”, disse Luis Ohde. ”Os treinos no Paraná foram bons e produtivos. Espero representar bem meu Estado e meu País”.

A média de temperatura em Kona está prevista em 33 graus, mas a sensação térmica deve ultrapassar os 35 graus, segundo a previsão para o dia 10 de outubro.

Fellipe Santos chega em Kona neste fim de semana. O atleta também quer aproveitar a semana para se adaptar bem ao local. ”Nos dias que antecedem a prova irei apenas fazer alguns treinos leves para reconhecer percurso e me adaptar com o calor e umidade, dia 9 – véspera da prova – só deixar a bike na transição e descansar para o grande dia! Encarar os melhores do mundo nessa distância não vai ser fácil”.

Jogos Mundiais Militares

Formado 3º sargento da FAB em janeiro deste ano, o triatleta Eduardo Lass (Tradener) se prepara para representar as cores do Brasil e as forças armadas em mais um grande evento internacional. Também no dia 10 de outubro, o paranaense faz sua estreia nos Jogos Mundiais Militares em Mungyeong, Coréia do Sul.

“Será uma competição fortíssima e como sempre, pretendo fazer meu melhor para colocar a bandeira brasileira no lugar mais alto do pódio”, contou Eduardo Lass, que disputará a prova na distância olímpica – 1.5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

Seleção

O objetivo da Seleção Paranaense de Triathlon é elevar ainda mais o nível dos competidores locais.
O time é formado pelo estado do Paraná por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. Os patrocínios são da COPEL e SANEPAR. A FPTRI – Federação Paranaense de Triathlon – formou o grupo de alto-rendimento visando a disputa das principais provas do país e fortalecer ainda mais a modalidade na região. A seleção é composta por 4 homens e 1 mulher, todos entre 19 e 25 anos.

Sobre a COPEL

A Companhia Paranaense de Energia atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações. Opera um abrangente e eficaz sistema elétrico com parque gerador próprio de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas do sistema de distribuição e um moderno e poderoso sistema óptico de telecomunicações que integra todas as cidades do Estado. Efetua em média, mais de 70 mil novas ligações a cada ano, atendendo praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais.

Sobre a SANEPAR

A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar é uma das maiores e mais eficientes do setor de saneamento do País, pronta para ampliar sua participação de mercado e a qualidade de seus serviços. A companhia atende 345 dos 399 municípios do Paraná e 289 distritos ou localidades de menor porte no estado, além de Porto União em Santa Catarina. A Sanepar presta serviços de fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto sanitário e gerenciamento de resíduos sólidos. A empresa é referência no setor, por aliar eficiência operacional e resultados econômicos a uma sólida política socioambiental.

Foto: Romulo Cruz