Triathlon: Jovens paranaenses ganham experiência com os profissionais

0
195
Um dos principais objetivos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões é ensinar crianças e adolescentes a praticar uma nova modalidade e ter contato com os profissionais da modalidade. Muitos acabam se destacando e participando de eventos de elite, como a etapa de abertura do Circuito Heróis do Triathlon, disputado em Penha (SC) neste domingo (18).
A prova reuniu alguns dos maiores nomes do triathlon olímpico e do sprint triathlon no Brasil entre os 430 competidores, na Praia da Armação. A Escolinha teve quatro representantes, todos na distância sprint, com 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e uma corrida de 5 quilômetros. E, como já é rotina, os quatro trouxeram resultados expressivos.
Luigi Zanon foi o campeão da categoria 13 a 14 anos com o tempo de 1 hora, 9 minutos e 39 segundos. Já o jovem Pedro Henrique Gomes ficou em segundo lugar na categoria 16 a 19 anos. Ele fez a prova em 1 hora, 3 minutos e 46 segundos, tempo que lhe rendeu o oitavo lugar no geral. Nicholas Gabriel Cabral de Meira ficou em terceiro na mesma categoria (16 a 19 anos) com o tempo de 1 hora, 8 minutos e 6 segundos.
”Todos os quatros garotos representaram bem a Escolinha de Triathlon Formando Campeões, sendo que estamos apenas começando com os treinamentos em Curitiba, na volta às aulas”, disse Ricardo Junior Cardoso, coordenador do projeto.
O dia de Pedro H. Boff
Revelação do triathlon paranaense, Pedro Henrique Boff, de apenas 17 anos, competiu com atletas bem mais experientes e alcançou o quinto lugar geral na modalidade sprint, fazendo o percurso em 1 hora e 38 segundos. Os vencedores da categoria foram Chicão Ferreira, Eduardo Lass e Fellipe Santos, que têm 35, 26 e 27 anos respectivamente.
”Bom ver que o treinos já começam a encaixar nas provas e assim vamos evoluindo. Estou muito feliz por iniciar o ano com essa grande conquista ao lado de grandes atletas do triathlon nacional. O start list só tinha nome de peso!”, disse Pedro Henrique Boff.
O garoto de 17 anos, destaque na Escolinha de Triathlon Formando Campeões desde a criação do projeto em 2015, teve de encarar muitas dificuldades para fechar a prova em quinto.
”Consegui fazer uma natação firme, acabamos passando por uma colônia de água vivas, que nos queimou. No ciclismo rodei no pelotão da frente. Já na corrida fiz uma prova muito boa, passando pelo Kartódromo do Beto Carrero e seguindo a estrada. Torcida bem perto dos atletas, dando uma motivação a mais para correr bem”.
A próxima prova de Pedro H. Boff será o SESC Caiobá, em 3 de março e depois, na semana seguinte, o Sul-Americano, em Montevideo, no Uruguai.
Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Tradener, Condor, Grupo Astra e Banco Safra.