Transat Jacques Vabre

 

A Transat Jacques Vabre é considerada a maior travessia transatlântica do mundo, somando mais de 10 mil quilômetros de distância, e reúne os principais velejadores de oceano da Europa e outros ícones da modalidade, como o campeão olímpico brasileiro Eduardo Penido.

A disputa, realizada a cada dois anos, está aberta a veleiros das categorias Class40 (40 pés), Multi50 (50 pés), IMOCA (60 pés) e Ultime (barcos de até 102 pés). Os multicascos de 50 e 60 pés largam um dia antes dos demais.

Disputada em duplas, a regata larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de “Rota do Café”. A competição já passou por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições.

Em 2015, a prova teve como destino Itajaí, em Santa Catarina, pela segunda vez. O primeiro barco a chegar foi o Macif, vencedor na categoria Ultime, após quase 13 dias no mar. Já o Le Conservateur, campeão da categoria Class40, levou 24 dias para chegar.

A próxima edição da Transat Jacques Vabre está marcada para 2017.

www.transat-jacques-vabre.com