Alemanha e Egito fazem a final do Qatar Classic 2018 de Squash

0
51
Simon Rosner bate peruano Diego Elias e garante mais uma final do PSA World Tour Platinum - Crédito: Samer Alrejjal / QTSBF

Após uma semana de grandes confrontos, a final do Qatar Classic terá o duelo inédito entre Alemanha e Egito. Com dois jogadores em grande evolução no PSA World Series, Simon Rösner e Ali Farag buscam o título e miram o posto de número 1 do mundo.

Para chegar a final, Rosner passou com facilidade sobre um desgastado Diego Elias em apenas 31 minutos.

Quem esperava um duelo de muito equilíbrio, viu um dominante Rosner não dar nenhuma chance de reação ao peruano, que fez sua maior campanha no World Series em Doha e derrotou ontem o número 1 do mundo Mohamed ElShorbagy.

“Ontem o jogo contra ElShorbagy foi muito duro e hoje logo no primeiro game senti dificuldades físicas. Estou muito cansado, mas isso não é desculpa. O fato é que não tive tempo para recuperar e isso faz parte de um torneio. Fico feliz até onde cheguei em Doha e Rosner merece estar na final. Agora vou me preparar para Hong Kong com mais tempo e paciência” – declarou o peruano Diego Elias após a derrota nesta quinta-feira.

Com a vitória, Simon Rosner chega em sua segunda final de PSA World Series Platinum consecutiva e garante pontos para uma nova subida no ranking em dezembro. Simon Rosner bate peruano Diego Elias e garante mais uma final do PSA World Tour Platinum - Crédito: Samer Alrejjal / QTSBF

No outro confronto, o Qatar Classic 2018 viu a repetição da final do Channel Vas ocorrido na última semana. Após quatro anos de jejum, o egípcio Tareq Momen teve a chance de repetir o feito em Doha, mas não foi páreo para o número 2 do mundo, o compatriota Ali Farag.

Em mais um clássico egípcio no torneio, Farag teve em Doha a chance da revanche nesta quinta-feira e não decepcionou. Após um primeiro game equilibrado, Farag mostrou-se mais eficiente em trocas de bola e venceu os pontos decisivos. Momen recuperou-se no segundo game e igualou o placar, mas viu um Farag agressivo vencer os dois games seguintes e fechar a partida em 3-1.

Nos confrontos no PSA World Tour, Simon Rosner leva a melhor por 5 a 3, tendo vencido Ali Farag nos dois últimos encontros. No mais importante deles, obteve neste ano uma vitória na final do US Open por 3-1, conquistando assim seu primeiro PSA World Tour Platinum da carreira.

Programação – Final
2 de Novembro – Quinta-feira
12:00 – [2] Ali Farag (EGY) vs [4] Simon Rösner (GER)
– Jogos disputados na quadra de vidro
– Programação Oficial no horário de Brasília

Acompanhe os jogos ao vivo no link:
https://www.psaworldtour.com/ tv

Resultados – Semifinal
1 de Novembro – Quinta-feira
[2] Ali Farag (EGY) venceu [3] Tarek Momen (EGY) 11-9, 6-11, 11-6, 11-4 (61 min)
[4] Simon Rösner (GER) venceu [8] Diego Elias (PER) 11-6, 11-3, 11-3 (31 min)

RANKING MUNDIAL PSA – NOVEMBRO 2018 (Atualizado em 1 de Novembro)
1 – Mohamed Elshorbagy – Alexandria, Egito
2 – Ali Farag – Cairo, Egito
3 – Marwan Elshorbagy – Alexandria, Egito
4 – Tarek Momen – Cairo, Egito
5 – Simon Rösner – Wurzburg, Alemanha
6 – Gregory Gaultier – Epinal, França
7 – Miguel Angel Rodriguez – Bogota, Colômbia
8 – Paul Coll – Greymouth, Inglaterra
9 – Karim Abdel Gawad – Alexandria, Egito
10 – Mohamed Abouelghar – Cairo, Egito
169 – Diego Gobbi – São Paulo, Brasil
209 – Vini Rodrigues – São Borja, Brasil
522 – Victor Gornati – São Paulo, Brasil
594 – Guilherme Melo – São Paulo, Brasil

Últimos Campeões do Qatar Classic
2017 – Mohamed ElShorbagy (EGY)
2016 – Karim Abdel Gawad (EGY)
2015 – Mohamed ElShorbagy (EGY)
2013 – Mohamed ElShorbagy (EGY)
2011 – Gregory Gaultier (FRA)
2010 – Karim Darwish (EGY)
2009 – Nick Matthew (ENG)
2008 – Karim Darwish (EGY)
2007 – Ramy Ashour (EGY) e Amr Shabana (EGY)
* Em 2007 o Qatar Classic teve duas edições.
2005 – James Willstrop (ENG)
2003 – Lee Beachill (ENG)
2002 – Peter Nicol (ENG)
2001 – Peter Nicol (ENG)

Serviço

O PSA World Tour Platinum é composto pelos oito principais torneios de squash do mundo, que antecedem o Campeonato Mundial da modalidade, que neste ano será disputado em Chicago, USA. Com premiações superiores a US$ 150 mil, os eventos são organizados com uma chave única de 48 jogadores, sem a disputa de chave qualificatória.

Todos os torneios da PSA World Tour Platinum são transmitidos para o mundo todo pelo SQUASHTV, a plataforma oficial de transmissão digital desenvolvida pela PSA e em canais parceiros do PSA World Tour.

O Qatar Classic 2018 acontece entre 27 de outubro e 2 de novembro na cidade de Doha, no Qatar. Este é um evento PSA World Tour Platinum e distribui US$ 178 mil em prêmios e conta com a organização da QTSBF (Qatar Tennis Squash and Badminton Federation).