Semana de novidades na vela

0
189

Leia a coluna quinzenal do jornalista Flávio Perez ao diário LANCE! Neste sábado (20/05), o tema foi mais uma participação de Joca Signorini na Volvo Ocean Race, as novidades para a próxima edição, America’s Cup e Semana de Vela de Ilhabela

Fala pessoal, tudo bem? Hoje abro o espaço da vela oceânica para falar de uma notícia envolvendo o Brasil. O atleta olímpico de Atenas 2004 Joca Signorini será muito provavelmente o único brasileiro na disputa da Volvo Ocean Race, principal regata oceânica do mundo junto com a America’s Cup. Ele integra o time da Holanda na travessia de oito meses de duração. Foi escolhido por ser experiente e muito talentoso. Desde que correu pela primeira vez no lendário Brasil 1, não ficou de fora uma vez. Foi campeão em 2009 junto com Torben Grael, depois esteve na equipe espanhola Telefónica e em 2014-15 foi técnico da equipe feminina SCA. Agora volta ao batente, sendo o brazuca com mais participações.

É para se comemorar, pois raramente temos mais de um entre os escolhidos. A experiência conta muito, principalmente agora que há limitações das equipes beneficiando atletas com menos de 30 anos e mulheres. Joca, que mora hoje na Suécia, tem 40.

Espero que André Fonseca seja chamado também, além de alguma menina. Quem sabe a Martine Grael? Temos bons velejadores, mas nesse tipo de regata o que vale é bagagem em provas de oceano, totalmente diferentes das regatas olímpicas, que consagraram os brasileiros.

O pessoal da Volvo Ocean Race anunciou também mudanças para 2020. Serão dois tipos de barcos para travessias de oceano e regatas curtas, monocasco e multicasco, respectivamente.

E no fim do mês começa o evento esportivo em vigência mais antigo até hoje, a Copa América. Multicascos voadores se enfrentam nas Bermudas para ver quem pega o detentor da coroa, o Oracle USA. Esse evento rola de quatro em quatro anos e é sonhado por todos. Nenhum brasileiro foi campeão ainda desta regata, integrante do Grand Slam da vela junto com a volta ao mundo citada acima e os Jogos Olímpicos. Nesses dois tivemos Torben Grael como vencedor.

Pra terminar, não deixe de participar da Semana de vela de Ilhabela. Vale a pena conhecer o evento e a cidade no maior encontro da vela nacional será em julho.