Seleção Escolinha leva atletas paranaenses ao pódio das maiores competições internacionais

0
171

Um ano brilhante. Essa é a definição da temporada 2018 para os dez atletas da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento. Criada este ano, a equipe voltada para o desenvolvimento dos maiores talentos paranaenses já chegou ao Mundial de Duathlon e os Jogos Olímpicos da Juventude. Resultado de um trabalho que visa a continuidade do projeto de formação das categorias de base do esporte iniciado com a Escolinha de Triathlon, com um objetivo ambicioso: colocar o Brasil no pódio das Olimpíadas.

Os dez atletas da Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento ganharam uma estrutura especial, com a consultoria técnica de Leandro Macedo, único brasileiro campeão mundial de triathlon e presidente da comissão de treinadores da Confederação Brasileira de Triathlon. Ao lado de Juraci Moreira, idealizador do projeto e representante nacional em três Olimpíadas, ele realizou um training camp especial para os atletas em maio.

O novo projeto trouxe resultados rápidos. Gabrielle Lemes, primeira do ranking brasileiro de triathlon, conquistou para o Brasil o inédito título sul-americano juvenil. Dos seis representantes brasileiros na Seletiva Sul-Americana para os Jogos Olímpicos da Juventude, três eram da Seleção Escolinha, e Pedro Boff ficou com uma das vagas. Seu xará Pedro Henrique Gomes também mostrou evolução e foi o quarto colocado no Mundial de Duathlon da Dinamarca.

“Todas as metas foram atingidas. Conseguimos boas posições no ranking brasileiro e vários pódios nas principais competições, como a Copa Triathlon Brasil e o Brasileiro Infantil. Os dez atletas que treinaram conosco este ano conquistaam de forma singular seus objetivos, lembrando que temos apenas três anos e meio de trabalho com eles, desde a Escolinha de Triathlon, até o alto rendimento”, destaca o coordenador da Seleção Escolinha, Ricardo Júnior Cardoso.

Esporte e educação

O alto nível dos treinos e competições andou de mãos dadas com o rigor nos estudos, tendo a educação como um dos pilares do projeto desde o início. Os atletas foram incentivados a manter uma boa disciplina escolar, com metas a cumprir. “Nós tentamos demonstrar que, com um bom planejamento, eles podem equilibrar bem a rotina de estudar e praticar esportes mesmo no alto rendimento. Junto com alguns professores, tentamos ensiná-los a criar hábitos de agendar seus compromissos, elaborar mini-projetos para suas vidas e concluí-los da melhor forma possível”, explica Ricardo Júnior Cardoso.

Um bom exemplo é Henrique Mendes. Vie-campeão brasileiro infantil na categoria 13 anos, Henrique também acumula medalhas em Olimpíadas de Matemática nacionais e internacionais. “Ele demonstra que é possível conciliar o treinamento em alto nível com a rotina da escola. Esporte e estudo são muito parecidos, os dois exigem perserverança, dedicação, disciplina e objetivodade. O talento é aprimorado”, destaca José Mário Mendes, pai do atleta. Além dele, todos os outros nove integrantes da Seleção Escolinha conquistaram boas notas, o que rendeu até uma homenagem do Colégio da Polícia Militar do Paraná no final de novembro.

Continuidade rumo às Olimpíadas

“O projeto estreou este ano e foi um sucesso. Não basta descobrir talentos, é preciso desenvolvê-los para o alto rendimento, e foi o que a Seleção Escolinha fez. Os atletas puderam enxergar-se como profissionais, recebendo um salário, tendo a estrutura adequada. Isso é fundamental para eles chegaram onde queremos que cheguem, às Olimpíadas”, aponta Juraci Moreira, idealizador do projeto.

A Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento reuniu para a temporada 2018 os dez atletas com maior potencial para o alto rendimento, entre os 60 alunos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, consagrando um trabalho de quatro anos no desenvolvimento das categorias de base do triathlon no Paraná. Na nova equipe, os dez atletas selecionados passaram a receber uma ajuda de custo mensal e foram direcionados para as principais competições brasileiras e internacionais, visando as classificações olímpicas.

Ranking 2018

Ranking Brasileiro Júnior
1ª Gabrielle Lemes
3ª Alice Forti Tinelli
4ª Maria Fernanda Forti Tinelli
7º Pedro Henrique Boff
8º Matheus Martinhaki

Copa Triathlon Brasil
Júnior
1ª Alice Forti Tinelli
3ª Gabrielle Lemes
8º Matheus Martinhaki
9º Christian Fernandes
12º Pedro Henrique Boff

18 a 19 anos
1ª Maria Fernanda Forti Tinelli

16 a 17 anos
1º Pedro Henrique Gomes

Youth
1º Renan Portela

Brasileiro Infantil
14 anos
1º Cauã Diniz
2º Henrique Padilha Mendes

13 anos
1º Adam Precybilovicz

Seleção Escolinha de Triathlon Alto Rendimento foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon e do Colégio da Polícia Militar do Paraná. Os patrocinadores são Banco Safra, Sanepar, Elejor e Governo do Paraná.