Seleção de velejadores chineses para a Volvo Ocean Race entra na reta final

0
593

A China mais uma vez terá uma equipe na Volvo Ocean Race e a seleção dos velejadores está em fase final. Os representantes do Dongfeng Race Team escolheram 20 candidatos para a primeira fase e agora restam apenas oito. Os treinos se intensificarão ainda mais para a escolha do representante local no barco vermelho na edição 2014-15 .

O processo de treinos começou em dezembro do ano passado e o grupo selecionado tem currículo com experiência de sobra para correr a Volta ao Mundo. Os velejadores passaram por todos os tipos de testes, incluindo exercícios físicos e mentais. O diretor da equipe,  Bruno Dubois, disse que os chineses se dedicaram ao projeto. “Nós tivemos até um atleta olímpico nos primeiros testes, o que mostra a força dos candidatos. Agora, na prática, o  trabalho duro começa para selecionar quem estará no barco”. Os oito que sobraram são: Ying Kit Cheng, Xue Liu, Yiran Zhang, Liang Wu , Jin Chen Hao , Jiru Lobo Yang, Sheng Shen e Ming Liu.

Bruno Dubois emendou: “Nós não estamos aqui apenas para fazer número e os selecionados precisam estar preparados para alcançar o nosso objetivo”.

Um dos escolhidos, Jiru Lobo Yang  falou sobre o que espera. “Eu acho que posso enfrentar os desafios físicos e me imagino fazendo a Volvo Ocean Race . A principal dificuldade pode ser o espaço limitado dentro do barco. Os velejadores  mais experientes me disseram as pessoas se tornam totalmente diferentes a bordo”.

As próximas baterias de testes serão monitoradas por especialistas em vela oceânica. Conceitos de primeiros socorros, sobrevivência no mar, operação de rádio e habilidades de controle do barco estarão em jogo. Dois barcos serão usados em um percurso de Hong Kong para Sanya.

Os candidatos chineses que não foram selecionados nas primeiras experiências terão uma outra chance de demonstrar suas habilidades na segunda rodada, que será em Sanya nos dias 8 e 9 de fevereiro.