Sandro Dias completa 42 anos nesta terça-feira

0
127

Nesta terça-feira, 18 de abril, o esporte comemora o aniversário da lenda do skate brasileiro Sandro Dias, o Mineirinho, que completa 42 anos. O atleta, que mora em Los Angeles, nos Estados Unidos, está se preparando para sua campanha olímpica, visando os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio (Japão), já que a modalidade fará estreia no calendário de competições. O atleta também se dedicada ao ensino do skate com o Sandro Dias School, o acampamento Sandro Dias Camp e a marca Dual.

O ”mineirinho” de apelido, mas que é nascido em Santo André, na Grande São Paulo, é o primeiro brasileiro e terceiro skatista do mundo a realizar uma das manobras mais incríveis no estilo vertical, que é o 900°, que consiste em realizar duas voltas e meia no ar. Um detalhe curioso é que ele foi o primeiro skatista a aplicar a manobra durante a sua linha de competição.

Ele se destacou também com outra manobra que, inclusive, o deu mais um apelido, o de “Rei dos 540”. A manobra nada mais é do que uma rotação de uma volta completa, mais meia volta, totalizando 540 graus.

Ainda criança, ganhou seu primeiro skate como presente de Natal e, logo aos 13 anos já conquistara seu primeiro torneio. Com o passar dos anos, se profissionalizou e, aos 21 anos de idade, Sandro se lançou em grandes competições e começou assim a sua carreira de sucesso na modalidade.

A consolidação da carreira de Sandro Dias teve início em 2003, com seu primeiro título mundial, também alcançou o lugar mais alto do pódio em outros quatro eventos de grande porte, incluindo competições como o Latin X-Games, realizado no Brasil, e o Slam City Jam, em Vancouver, no Canadá. Assim chegou a disparar na primeira posição do ranking mundial daquele ano.

Além de tal feito, Sandro conquistou o mundo por mais cinco oportunidades (2004, 2005, 2006, 2007 e 2011), também é tricampeão europeu (2001, 2003 e 2005) e medalhista por sete oportunidades nos X-Games, torneio conhecido como as “olimpíadas dos esportes radicais”.

Lista de medalhas nos X-Games

• 2006 – Los Angeles – Ouro (Vertical)

• 2007 – Los Angeles – Ouro (Vertical)

• 2004 – Los Angeles – Ouro (Vert Best Trick)

• 2002 – Philadelphia – Prata (Vert Best Trick)

• 2003 – Los Angeles – Prata (Vert Best Trick)

• 2005 – Los Angeles – Bronze (Vertical)

• 2000 – San Francisco – Bronze – (Vertical Doubles)