Samir Barel

 

Samir Botelho Barel nasceu no dia 9 de julho, em São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. O atleta é hoje uma das maiores referências em ultramaratonas aquáticas no Brasil.

O nadador já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. Em 2007 conheceu a natação em abertas e se apaixonou pela modalidade. Sempre em busca de novos desafios, em 2012, colocou um grande objetivo em mente: completar as maiores e mais difíceis travessias a nado do planeta. A motivação é simples: divulgar a maratona aquática e mostrar que todos somos capazes de superar os obstáculos, quaisquer que sejam.

Desde então, Barel colocou no currículo grandes feitos, como Top-10 na tradicional Travessia Hernadarias-Paraná, conhecida como a maratona aquática mais longa do mundo (88km), sagrou-se campeão da famosa Volta à ilha de Manhattan, percurso de 45km nos rios East e Hudson, e disputou em 2014 e 2015 Grand Prix de Maratonas Aquáticas da FINA, principal circuito mundial de provas de longa distância (acima de 15km).

Em 2015, Samir superou um dos mais difíceis e prestigiados desafios da maratona aquática mundial: o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França. Em 2016, a meta é realizar a Travessia do Canal da Catalina, na costa oeste dos Estados Unidos. Se conseguir o feito, irá se tornar o primeiro brasileiro a conquistar a Tríplice Coroa das Águas Abertas (Canal da Catalina, Canal da Mancha e Volta a Ilha de Manhattan).

 

 

 

www.samirbarel.com.br