Samir Barel representa o Brasil no Grand Prix do Canadá de Maratona Aquática

Samir Barel promete esquentar as águas frias canadenses. Depois de ter vencido a tradicional Volta na Ilha de Manhattan, desafio de 45 quilômetros entre os rios Hudson e East, nos Estados Unidos, o nadador brasileiro retorna ao continente norte-americano para encarar os melhores atletas de águas abertas da atualidade no Grand Prix da FINA, marcado para este sábado (26). Além da disputa de alto nível técnico, será preciso pensar bem a estratégia para suportar os 32 quilômetros do gelado lago Saint-Jean, localizado na província do Quebec.

“A largada será em uma região de desgelo, portanto, nadaremos aproximadamente 3 horas com temperatura de 15 graus. Depois, sobe para 17, 18 graus. A vantagem é que a prova será em um lago, assim, não haverá correnteza. Porém, se estiver ventando contra irá dificultar, já que as marolas formadas pelo vento atrapalham bastante e não temos por onde escapar”, alerta o atleta beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte.

E o desafio de Samir Barel em território canadense não será apenas de um dia. Haverá mais uma etapa do Grand Prix dia 2 de agosto, dessa vez, uma prova de 34 quilômetros no lago Magog, também na ex-colônia francesa. “A temperatura média da água será de 17 a 19 graus. A variação é pouca com relação ao cenário de St-Jean, mas a sensação é muito diferente e isso muda tudo ao pensar na estratégia da prova” explica o nadador Samir Barel, que ainda fica no Canadá por mais uma semana, para disputa do Mundial Master, agendado entre os dias 3 e 10 de agosto, em Montreal.

“O desgaste será grande já que o tempo que temos entre as provas é bem curto. Por isso, reforcei muito o volume dos treinos e as séries de alta intensidade, sem pausas. Desta forma consigo trabalhar tanto meu psicológico como minha recuperação de uma prova para outra”, finaliza o atleta de 31 anos, que ocupa a 11ª posição no ranking mundial de maratona aquática da FINA.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual líder do Circuito Paulista de Maratona Aquática, tendo vencido as cinco etapas, e recentemente subiu ao topo do pódio nas duas primeiras etapas da Copa do Brasil de Maratona Aquática.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem