Samir Barel faz treino para Canal da Mancha no Grand Prix de Maratona Aquática da FINA

0
492

Em meio ao belo mar do Caribe, Samir Barel não pensava em outra coisa a não ser as águas frias e turbulentas doCanal da Mancha, uma das travessias mais cobiçadas da maratona aquática mundial. Durante a segunda etapa doGrand Prix da FINA, realizada neste sábado (25), o nadador brasileiro aproveitou as adversidades das águas quentes de Cozumel, no México, para focar no trajeto entre a França e Inglaterra, seu principal objetivo na temporada.

“Havia muita corrente contra na ida, porém muita corrente a favor na volta. Mas o nível da competição foi muito forte, os quatro primeiros colocados são especialistas em provas de 10k, e com isso aumentaram a intensidade da prova. Apesar do 15º lugar, volto para casa satisfeito pois passei por várias situações de correnteza, um ótimo treino para o Canal da Mancha”, contou o atleta de 31 anos, um dos embaixadores da maratona aquática no Brasil.

E para chegar bem preparado para o trajeto que une o Mar do Norte ao Atlântico, programado para agosto, Samir Barel, nem pensa em descanso. O paulista, aliás, já está contando as horas para um desafio inédito na Amazônia. No sábado (2), o atleta integra o grupo de 20 convidados, entre brasileiros e estrangeiros, que encaram o Rio Negro Challenge, ultramaratona de 30k que faz parte do recém-criado Festival das Águas. “Lá a correnteza será bem melhor que no México, mas faz muito calor e o ph da água é diferente, deixando a água um pouco mais pesada. Todavia são dificuldades normais da maratona aquática e é o que mais atrai os atletas.”

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual campeão da I Copa Brasil de Maratona Aquática e em 2014 também foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, tradicional percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos.