Samir Barel no Espaço Aberto do Lance!

Ultramaratonista aquático revelou na coluna deste sábado (8/10) os detalhes de sua saga para conquistar a inédita “Tríplice Coroa das Águas Abertas”!

Confira o texto na íntegra:

A Tríplice Coroa das Águas Abertas é nossa!

Olá amigos do Lance! Estou na maratona aquática desde 2007 e em 2013 propus a mim mesmo um grande desafio: completar mais difíceis travessias em águas abertas do mundo! A ideia é simples: mostrar às pessoas que “Somos Todos Capazes”. Eu acredito que nada é impossível quando se tem paixão pelo que se faz e dedicação por meio do trabalho árduo.

 

Comecei então indo atrás da famosa “Tríplice Coroa das Águas Abertas”, o Top3 entre as mais de 100 travessias homologadas pela federação mundial (WOWSA). Elegi como primeiro desafio a Volta à Ilha de Manhattan. Mesmo com a longa metragem (45k) e diante de atletas mais experientes, fui o campeão geral em 2014. No ano seguinte, foi a vez de encarar a emblemática Travessia do Canal da Mancha. Eu nunca senti tanto frio na vida. Mas havia me preparado no Grand Prix de Águas Abertas da FINA, onde experimentei todas as circunstâncias possíveis da natação em águas abertas (mares, rios, lagos, água quente e fria, no norte e sul do planeta) e isso fez toda a diferença para que eu chegasse em Calais após mais de 10h nadando.

Em 2016, com a crise política e financeira dificultando a captação de recursos para o esporte no Brasil decidi realizar uma “Vaquinha Online” para custear minha ida para o Canal da Catalina. Para minha satisfação mais de 200 pessoas contribuíram e nós inclusive arrecadamos mais do que a meta. No fim de setembro partimos para a Califórnia. A largada da Ilha de Santa Catalina para o continente tem início as 23h e segue madrugada adentro. Com visibilidade limitada em uma área repleta de vida marinha, como tubarões, veio o medo, mas, para minha sorte, o mar estava liso durante todo o percurso e consegui até quebrar o recorde sul-americano da Travessia (8h45min30)

Assim, não só me tornei o terceiro atleta do Brasil a concluir a travessia, como também o primeiro brasileiro a ser “triplamente coroado”. Isso não foi apenas uma realização pessoal, mas a prova real de que “Somos Todos Capazes”.

Samir Barel é ultramaratonista aquático, sócio proprietário da Elo Academia em Campinas

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem