Samir Barel conclui a maior e mais nova maratona aquática do Brasil

0
535

Um dos embaixadores da maratona aquática do Brasil, Samir Barel não poupou elogios para o Rio Negro Challenge, travessia inédita realizada neste sábado (2), em Manaus (AM). O percurso de 30k, entre a praia do Açutuba, em Iranduba, e a praia da Ponta Negra, zona oeste de Manaus, entrou para a história da modalidade, não apenas por ser a primeira prova disputada no mais extenso rio de água negra do mundo, mas por ter se tornado a maior ultramaratona aquática do País – e uma das maiores travessias em águas abertas do mundo.

“Foi uma prova muito legal, uma experiência fantástica. Houve trechos em que a temperatura da água na superfície alcançou 32 graus centígrados, acabei até ficando um pouco receoso, com medo do desgaste que isso poderia provocar. Mas fiz uma prova boa, progressiva, crescendo no momento certo. Foi uma ótima oportunidade para treinar a parte física e psicológica”, contou o atleta de 31 anos, que finalizou a travessia em 5h31min e cruzou a linha de chegada no quarto lugar geral, atrás apenas dos colegas Matheus Evangelista, campeão do desafio (5h22), e Marcos Campos, bronze (5h29), e do argentino Damián Blaum, segundo colocado (5h27).

O Rio Negro Challenge agora busca homologação da FINA (Federação Internacional de Natação) para integrar o Grand Prix de Águas Abertas em 2016, competição que reúne os melhores maratonistas aquáticos do mundo.“Estamos torcendo muito para que o Brasil consiga fazer parte de circuito. Isso não apenas ajudará no crescimento da maratona aquática no território nacional, como também irá contribuir para aumento do turismo no nosso país. É um lugar lindo, com uma cultura indígena muito forte e pouco explorada, que merece ser mais divulgada e conhecida. Esse é um dos principais benefícios da maratona aquática, proporcionar experiências em lugares novos e inusitados”, ressaltou Samir Barel.

O nadador, aliás, participa pelo segundo ano consecutivo do GP da FINA e já está escalado para a terceira etapa do Lago Saint Jean, no Canadá, marcado para 25 de julho. O brasileiro está na 12ª colocação do ranking.

Samir Barel é natural de São José dos Campos (SP), mas reside em Campinas (SP), onde mantém sua base de treinamento na ELO Academia. Praticante de maratona aquática desde 2007, Barel já foi campeão e recordista brasileiro nas provas 50 e 100 m livre e 200 m medley no final da década de 1990. É o atual campeão da I Copa Brasil de Maratona Aquática e em 2014 também foi o vencedor da famosa Volta na Ilha de Manhattan, tradicional percurso de 45 quilômetros pelos rios East e Hudson, nos Estados Unidos.