Salvesport: Brasileiro pretende escalar Everest sem uso de oxigênio suplementar

Símbolo do “desafio supremo”, o Monte Everest é a próxima empreitada do guia de montanha e instrutor de escalada Marcelo Delvaux. Após mais de 20 anos de experiência, o mineiro está pronto para subir a maior montanha do planeta, com 8.848 m. E ele se prepara para esse objetivo de forma ousada. Marcelo quer chegar ao cume sem a utilização de oxigênio suplementar, façanha realizada por apenas 193 pessoas até 2013 e que nenhum brasileiro conseguiu concluir (considerando ida e volta do cume sob essas condições).

“Trata-se de um projeto de altíssimo nível técnico e esportivo. O aumento no número de expedições comerciais, com o uso de oxigênio suplementar e a utilização de cordas fixas, proporcionou uma espécie de banalização do cume, uma vez que atingir o ponto mais alto tornou-se, para as expedições comerciais, mais importante do que a forma como se chega até ele. Desta forma, o objetivo é reforçar iniciativas embasadas em um estilo de escalada mais limpo, sem facilidades logísticas acima do acampamento base, o que demonstra a importância e a relevância do projeto para o montanhismo e o esporte brasileiro”, afirma o montanhista.

Devido aos altos custos do projeto, avaliado em aproximadamente 30 mil reais, tornou-se necessário um financiamento por parte de patrocinadores para sua viabilização. Por isso, Marcelo decidiu recorrer a famosa vaquinha online, o crowdfunding, para concretizar a proeza. A expedição está inscrita na SalveSport.com, site de financiamento esportivo coletivo.“Com a facilidade de divulgação desse meio via redes sociais, acredito que seja mais fácil conquistar patrocínios”, destaca o gestor de projetos que também reforça a proposta diferenciada de seu projeto para os investidores.

“A maioria das expedições tradicionais ao Everest possui uma série de facilidades, contrata-se e terceiriza-se toda estrutura, por isso mais de 6.000 pessoas já atingiram o topo da montanha. Inclusive, a utilização de oxigênio suplementar é considerada uma espécie de doping pela UIAA (Union Internationale des Associations D’Alpinisme). Ou seja, caso eu obtenha sucesso será por mérito esportivo de fato. Por isso, a expedição torna-se atrativa para várias entidades, empresas e pessoas e mesmo a mídia especializada”.

Como participar ? A ação chamada também de “vaquinha pela internet” nada mais é que um patrocínio em pequenas cotas. Para participar da SalveSport, o autor precisa apenas publicar de maneira gratuita sua ideia e qualquer pessoa física ou jurídica pode colaborar com os projetos. Além da contribuição com valores pré-definidos, existe a opção de doação livre. Em todos os casos, a pessoa pode optar pela participação anônima, que pode fazer a ação via cartão de crédito, débito ou transferência bancária. Cada campanha dura 25 dias, podendo chegar a 40.

O valor arrecadado do projeto é repassado aos autores, somente se a quantia mínima solicitada for atingida. Se isso não acontecer até o fim da campanha no site, o dinheiro não será cobrado dos colaboradores, que podem fazer a ação via cartão de crédito ou débito.

Todas as colaborações e contrapartidas serão efetivadas somente se o projeto alcançar o valor mínimo requerido, ou seja, no caso de que a ideia seja salva. Em qualquer das situações, os autores detêm 100% dos direitos autorais de seus projetos.

Para os idealizadores da SalveSport, esta não poderia ser uma plataforma de outro tema. Os fundadores da iniciativa acreditam que o esporte disciplina, educa, socializa e, assim, encontraram um caminho que pudesse viabilizar essa questão e ajudar grandes iniciativas a saírem do papel e trazerem benefícios sociais, culturais e tecnológicos.

Um “crowdfunding” só de esporte no Brasil!

Se você tem uma ótima ideia e, qualquer que seja ela, está relacionada com esporte ou ainda gostaria de apoiar projetos interessantes, você está no lugar certo!

Pode apostar, a SalveSport ajuda a bancar sonhos.

Acesse: www.salvesport.com e participe!
Mais informações pelo e-mail salvesport@salvesport.com ou pelo telefone (11) 3042-8811
Skype: salvesport

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem