Saiba mais sobre as regatas do VelaShow

0

A inédita feita exclusiva de veleiros no Brasil promoverá provas de monotipos para todas as idades e regata de oceano.

O evento VelaShow 2019 terá uma série de ações esportivas para a sua primeira edição, marcada para o período de 19 a 21 de abril, em Itajaí (SC).

Regatas de monotipos estão previstas para a feira exclusiva para veleiros. A atividade é dedicada às escolas de vela e a atletas sem filiação interessados em competir.

As classes escolhidas para as regatinhas de sexta-feira (19) são Optimist e Shelback/Ibis Rubra e o local será no Saco da fazenda, que fica em frente à ANI – Associação Náutica de Itajaí.

Mais informações sobre inscrições

O percurso será entre boias e cada uma deve durar de 30 a 45 minutos. 

No dia seguinte, no sábado (20), será realizada a prova de oceano, a partir de 14h. Barcos tradicionais da modalidade já confirmaram presença.

A regata será disputada como bico de proa ao lado da entrada da barra de Itajaí e em frente às praias.

Serão anotados a classificação e o tempo de cada embarcação.

O evento VelaShow tem apoio da CBVela – Confederação Brasileira de Vela.

”Essa feira é inédita, por isso eu creio que será uma festa muito linda”, disse Cláudio Copello, organizador das regatas do Vela Show.

A baía Afonso Wippel (Saco da Fazendo) é o local das regatas para crianças da Volvo Ocean Race, o Academy.

Nas edições de 2012. 2015 e 2018, a ANI – Associação Náutica de Itajaí ajudou a realizar as provas de Optimist para os jovens. 

De lá pra cá, a procura por aprender a vela aumentou. ”Desde que a Volvo Ocean Race chegou à cidade, o número de crianças buscando aprender aumentou. Pena que não temos ainda mais barcos de OP para aumentar a oferta”, explicou Cláudio Copello.

A entidade atende cerca de 290 crianças por mês nas bateiras e baleeira no Projeto Navegando pela Cidadania.

São alunos das escolas públicas que recebem aulas de esportes náuticos gratuitamente.

É oferecido também aulas de remo clássico, vela e educação ambiental para escolas particulares, pessoas física e jurídica.

O evento também incentiva a construção naval amadora, e os IBIS RUBRA (SHELLBACK DINGHY), veleiros de madeira construídos na ANI, representarão a categoria com uma regata dedicada a eles.

Acesse o Aviso de Regata

”Vamos ter o catamarã Amélia, que será um sucesso, um Kite 38, o veleiro Itajaí Sailing Team estará no velashow também!. Teremos palestra do Beto Pandiani, do Adriano e da Aline do Hashtag Sal , do Wilfredo Schurmann, do Beto Toledo e da Thais… Este Vela Show vai ser show”, concluiu Cláudio Copello.

A Inscrição pode ser feita antecipadamente pelo comandante da embarcação, que informará a quantidade de tripulantes pelo sistema.