Referência na natação feminina, Jessica Bruin se despede da natação aos 25 anos

Jessica Bruin Cavalheiro, atleta do SESI-SP, encerra sua carreira no Campeonato Open/ Campeonato Brasileiro Sênior de Natação, que ocorre entre os dias 23 e 26 de novembro, em Palhoça (SC). A mineira de Belo Horizonte (MG) participa de três provas individuais, os 100 m livre, 200 m borboleta e sua principal prova: os 200 m livre. Na prova, Jessica é pentacampeã brasileira e foi nela que a nadadora conquistou seu espaço na natação de elite brasileira, chegando ao ápice com o recorde sul-americano do revezamento 4×200 m livre na Rio 2016.
”Vale e valeu a pena cada segundo, cada azulejo contado, a saudade da família, dos amigos, as festas que não fui, as broncas que tomei, e valeu muito mais os amigos e os momentos que eu vivi. Eu estava tão feliz de estar nos Jogos que, se tivesse uma trilha sonora dos meus dias na vila olímpica, seria assim: diga espelho meu se há nesta vila alguém mais feliz que eu. Dei meu máximo, sai da piscina satisfeita e pronta para minha nova vida”.
A nadadora Jessica Bruin vai continuar a ajudar a natação fora das piscinas, principalmente a formar novas nadadoras por meio de clínicas, palestras e atividades multidisciplinares.
‘”Na Rio 2016 fiz minha última prova defendendo a seleção brasileira. Deixo o espaço para as novas gerações que farão a natação feminina cada vez mais forte de Tóquio 2020 em diante. A Jessica Bruin Cavalheiro deixa de cair na água para competir pela seleção (algo que sempre sonhou), mas continuará a fomentar a modalidade e apoiar as meninas nadadoras a serem campeãs na vida e no esporte. Eu e minha equipe multidisciplinar planejamos muitas ações e clínicas com esse objetivo. Certamente meus principais patrocinadores e apoiadores têm a mesma filosofia”.
CARREIRA
Jessica nasceu no dia 1° de agosto de 1991 e já teve passagens pelas equipes do Minas Tênis Clube e do Fluminense. Jiba, como é carinhosamente chamada pela família e amigos, deu suas primeiras braçadas muito nova, sua primeira participação em competições foi em 1995, aos cinco anos, pela Academia Gota d’água em Belo Horizonte. Aos 10 anos já integrava a equipe do Minas Tênis Clube.
Jessica defendeu o Brasil pela primeira vez o Mundial Junior em Monterrey, em 2008 e no ano seguinte participou do Sul-Americano Juvenil na Argentina. , A mineira tem duas medalhas de prata em Jogos Pan- Americanos. Uma em Guadalajara 2011 e a outra em Toronto 2015, as medalhas foram conquistadas na prova do revezamento 4x200m livre.
Ela participou de dois Campeonatos Mundiais de Esportes Aquáticos, o primeiro em Barcelona 2013, em que ficou na 10ª colocação no revezamento 4x200m livre, junto com Manuella Lyrio, Carolina Bilichi e Larissa Oliveira. O segundo foi em Kazan, terminando também em 10º nos 4x200m livres, com Manuella Lyrio, Joanna Maranhão e Larissa Oliveira. Em 2014, ela conquistou o bronze no revezamento nos Jogos Sul-Americanos. Nesse mesmo ano, no Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta no Qatar, ela terminou em 18º lugar nos 400m livres e 23º nos 200m livres.
Jiba chegou ao auge de sua carreira nas Olimpíadas Rio 2016, em agosto, fazendo parte do time do revezamento 4×200 m livre brasileiro. O time composto por Manuella Lyrio, Larissa Oliveira, Gabrielle Roncatto e Jéssica, terminou na 11ª colocação e quebrou o recorde sul-americano da prova, com o tempo de 7min55s68. Jéssica fez sua parcial no tempo de 1min59s05, repetindo sua melhor marca na carreira, feita no Troféu Maria Lenk, em abril.
Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Jessica possui 46 participações em campeonatos internacionais, sendo que dessas participações a nadadora conseguiu 5 medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. São ao todo 290 participações em campeonatos estaduais ( com 102 medalhas de ouro, 55 de prata e 39 de bronze). Nos campeonatos nacionais, Jessica conta com 351 participações, com 29 medalhas de ouro, 48 medalhas de prata e 33 medalhas de bronze. A mineira possui também sete recordes quebrados em toda sua carreira. Jessica Bruin Cavalheiro defende as cores do SESI-SP desde 2013, e é treinada por Fernando Vanzella.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem