Quinta temporada da ABB Formula E estreia com três brasileiros

0
Nelson Piquet Jr. (BRA), Panasonic Jaguar Racing, I-Type 3

A ABB Formula E, temporada 2018-19, começa neste sábado (15) nas ruas de Ad Diriyah, na Arabia Saudita, com 11 equipes e 22 pilotos, incluindo três brasileiros no grid: Felipe Massa (Venturi Formula E Team), Lucas di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler) e Nelson Piquet Jr. (Panasonic Jaguar Racing).

A Fox Sports 2 transmite a corrida no Oriente Médio para o Brasil a partir de 8h30

A competição marca a estreia da nova geração dos carros elétricos.

O Gen2 é um monoposto mais veloz e bateria com maior capacidade de armazenamento de energia, eliminando a necessidade da troca de carros durante as provas.

Estreante na categoria, o brasileiro Felipe Massa leva uma experiência de 16 anos de Fórmula 1 para os carros elétricos.

”Tem muito trabalho pela frente e o campeonato está só começando. O carro da F-E é diferente da F1, o que faz mudar o estilo de pilotar. Além isso, é necessário saber como poupar as baterias”, disse Felipe Massa.

Felipe Massa (BRA), Venturi Formula E

O brasileiro participou do vídeo de lançamento da Formula E correndo contra um falcão-peregrino no deserto saudita. Relembre aqui

Entre os pilotos, três nomes ligados a F1 agora estão na ABB Formula E: o brasileiro Felipe Massa será piloto da Venturi Formula E Team após 16 temporadas na categoria máxima do automobilismo mundial, e além dele, o belga Stoffel Vandoorne (HWA Racelab) e o britânico Pascal Wehrlein (Mahindra Racing, a partir da segunda etapa do campeonato) também estão garantidos no grid.

Equilíbrio total

Imprevisível, a ABB Formula E promete equilíbrio nos 13 ePrix com as novas regras, carro novo e o Modo Ataque.

As provas terão o total de 45 minutos de duração, mais uma volta completa pelo circuito. Na última edição, por exemplo, apenas uma equipe não foi ao pódio.

Em comparação com a quarta temporada, vencida pelo francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah), o número de carros no grid aumentou: de 20 para 22 carros, com a chegada da HWA Racelab, equipe que terá o apoio da Mercedes.

Além disso, mais duas novas fabricantes estão no campeonato: a BMW, que agora é parceira técnica da Andretti, e a Nissan assume o lugar da Renault e.Dams.

Felipe Massa (BRA), Venturi Formula E,

Destaque das temporadas passadas, o FanBoost foi mantido!

Uma votação aberta ao público pelo site da ABB Formula E premia três pilotos com a chance de aumentar a velocidade durante a prova.

A organização também colocou o Attack Mode ou Modo de Ataque, que poderá ser acionado em um trecho especifico da pista quando o carro passar por ele, e estará disponível a partir da segunda volta.

Os 10 primeiros de cada prova pontuam, sendo 25 para o vencedor.  O dono da melhor volta ganha um ponto e quem fizer a Julius Baer Pole Position, garante três pontos a mais na classificação.

Di Grassi em boa fase

Vice-campeão em 2017-18, o brasileiro Lucas di Grassi é o maior pontuador da categoria. O piloto tem 8 vitórias na história da F-E, além de ser o recordista de pódios, com 27, e pódios consecutivos, com 7.

Lucas Di Grassi (BRA), Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE04, finishes 2nd.

”Certamente teremos um ano difícil, com mais equipes no nível mais alto do grid, capazes de brigar por vitória em qualquer corrida e também de disputar o campeonato. Mas trabalhamos bem na pré-temporada e estamos confiantes de que estaremos entre as equipes que podem vencer corridas. Vamos pra cima”, contou Lucas di Grassi. Nas quatro temporadas, o brasileiro soma dois vices, um título e um terceiro lugar.

 

Nelson Piquet Jr.

Campeão em 2014-15, Nelson Piquet Jr. espera melhorar o rendimento após uma competição irregular na temporada passada. O brasileiro não subiu ao pódio em nenhuma prova e teve problemas no seu Panasonic Jaguar Racing.

“Será uma pilotagem diferente, vai ter de ter muito mais cabeça. O nível de pilotos e equipes aumentou, e espero que tenhamos dado um passo à frente. Demos na última temporada, mas espero que possamos dar outro passo para esta temporada. A equipe está trabalhando muito, mas todos estão afiados”, completou Nelson Piquet Jr.

Nelson Piquet Jr. (BRA), Panasonic Jaguar Racing, Jaguar I-Type 3

Veja a lista dos ePrix
15/12 – Al Diriyah (Arábia Saudita)
12/01 – Marrakesh (Marrocos)
26/01 – Santiago (Chile)
16/02 – Cidade do México (México)
10/03 – Hong Kong
23/03 – Sanya (China)
13/04 – Roma (Itália)
27/04 – Paris (França)
11/05 – Monaco
25/05 – Berlim (Alemanha)
22/06 – Berna (Suíça)
13 e 14/07 – Nova Iorque (Estados Unidos)

eTrophy

Em sua prova inaugural, a Jaguar I-Pace eTrophy (o primeiro campeonato internacional de turismo com carros elétricos) contará com onze carros, e entre os pilotos confirmados, temos os brasileiros Cacá Bueno e Sérgio Jimenez.

Os carros elétricos já são uma realidade, e agora ganharam mais uma competição internacional: a Jaguar I-Pace eTrophy, o primeiro campeonato com carros de turismo totalmente elétricos.

Ao todo, serão dez provas neste primeiro ano da Jaguar I-Pace eTrophy. A competição será realizada em parceria com a ABB Formula E, correndo inclusive nos mesmos circuitos utilizados pelo mundial de carros elétricos.

Divulgação/Jaguar I-Pace eTrophy

Sobre a ABB FIA Formula E Championship

A ABB FIA Fórmula E Championship é uma competição de carros elétricos internacional. A Fórmula E traz corridas intensas e imprevisíveis para algumas das cidades mais famosas e progressistas do mundo – incluindo Hong Kong, Roma, Paris, Berlim e Nova Iorque.

A Fórmula E entra em um novo momento com a realização da quinta temporada. Marca a estreia do carro da próxima geração, o Gen2. O novo e impressionante modelo possui um design futurista com aumento no desempenho. Será quase o dobro da capacidade de armazenamento de energia – permitindo que equipes e pilotos completem uma corrida em altas velocidades sem precisar trocar carros.

O Gen2 é uma prova dos avanços contínuos na tecnologia de baterias e veículos elétricos no espaço de apenas quatro anos. A quinta edição do Campeonato de Fórmula E da ABB da FIA vai contar com 11 equipes e 22 pilotos, que disputarão o título em uma variedade de circuitos desafiadores de 12 cidades, incluindo os cinco continentes. A Fórmula E fará sua estreia no Oriente Médio no dia 15 de dezembro para a abertura da temporada em Ad Diriyah, com o campeonato chegando ao fim em Nova Iorque nos dias em 13 e 14 de julho.

O conceito da Fórmula E é atuar como uma plataforma para testar e desenvolver tecnologias relevantes para o setor automotivo, ajudando a refinar o projeto e a funcionalidade de componentes e infraestrutura – acelerando ativamente a transição e a adoção de veículos elétricos em escala mundial.

A Fórmula E continua a atrair alguns dos principais nomes e marcas renomadas do automobilismo e da indústria automotiva. Para esta temporada da Fórmula E, são nove fabricantes em sua lista – incluindo a Nissan – assumindo a vaga da Renault – e a BMW se unindo à Andretti. Este número deve aumentar ainda mais, com a tão esperada inclusão da Mercedes-Benz e da Porsche na sexta temporada.

Siga a Formula E – www.FIAFormulaE.com

Facebookwww.facebook.com/FIAFormulaE

Instagramwww.instagram.com/FIAFormulaE

Twitterwww.twitter.com/FIAFormulaE

YouTubewww.youtube.com/user/FIAFormulaE