Médica da PULSE demonstra termografia na Game XP

0
179
Médica da PULSE demonstra termografia na Game XP
Médica da PULSE demonstra termografia na Game XP

COB participa da Game XP e mostra uso da tecnologia na preparação de atletas. Veja mais na matéria de Matheus Tibúrcio, do Globoesporte.com

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) participou da Game XP com um painel sobre esporte e inovação nesta quinta-feira, primeiro dia do evento de games realizado dentro do Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A entidade apresentou o trabalho de prevenção de lesões e de aumento de desempenho desenvolvido com o auxílio de uma câmera de termografia. A médica Ana Carolina Côrte demonstrou o método ao vivo com a ajuda dos ginastas Arhur Nory, medalhista na Olimpíada do Rio, e Flávia Saraiva, além do ciclista Kacio Freitas.

”Com a termografia, conseguimos enxergar em vídeo as áreas sobrecarregadas durante o exercício. Essa máquina possibilita avaliar, por exemplo, quando há um esforço maior em um músculo do que em outro, prevenindo lesões”, explicou Ana Carolina, médica do COB e da PULSE.

Veja o perfil da médica do esporte Ana Carolina Côrte

Arthur Nory já se beneficiou da técnica, utilizada há quatro anos pela seleção brasileira de ginástica artística. Após a conquista do bronze na prova de solo masculino na Olimpíada do Rio, a termografia ajudou a identificar que o lado direito do do corpo era o que o ginasta mais usava nos treinos e nas competições. Acabou que ele teve uma lesão no ombro dada a sobrecarga, inclusive passando por cirurgia.

”A termografia já via que o meu ombro estava sendo muito utilizado, principalmente o direito, que é o meu lado de apoio. A gente trabalhava, mas não segurou, teve que entrar com a cirurgia.A gente conseguia identificar muitos pontos que a gente sobrecarregava. É óbvio que às vezes é inevitável a lesão e a cirurgia, mas é super importante esse trabalho de prevenção”,  disse Nory.

A Game XP ocupa as três Arenas Cariocas e parte da Via Olímpica. O COB fez a apresentação na Inova Arena (Arena Carioca 1), onde estão concentradas as mais de 20 atrações ligadas à tecnologia e à inovação.

VÍDEO SOBRE TERMOGRAFIA