Projeto Natação Ituana “Nadando com Marcelo Chierighini” oferece aulas de natação em Itu (SP)

0
185
Projeto Natação Ituana
Projeto Natação Ituana "Nadando com Marcelo Chierighini" oferece aulas de natação em Itu (SP). Foto: Aline Bassi

As aulas, que são gratuitas, exigem acompanhamento escolar das crianças e adolescentes

O Projeto Natação Ituana “Nadando com Marcelo Chierighini” continua a pleno vapor na cidade de Itu, no interior de São Paulo. As aulas gratuitas são realizadas no Conjunto Aquático Cel. Fiori Marcelo Amantéa, anexo ao Estádio Novelli.

300 crianças e adolescentes são atendidas diariamente.  Os alunos possuem entre 7 e 17 anos e devem estar obrigatoriamente matriculados na rede de ensino da cidade.

Cidadão ituano, Marcelo Chierighini é padrinho do projeto e participou do evento de lançamento em abril desde ano. 

“Logo no início, quando fui ao festival e vi a alegria e o sorriso estampado no rosto dessa molecada me senti com um sentimento de dever cumprido. Uma das melhores satisfações do esporte é você poder ajudar, especialmente crianças que não possuem muito apoio”, disse Marcelo Chierighini.

O campeão pan-americano e brasileiro visitou recentemente o projeto e nadou com as crianças e adolescentes.

Relembre aqui o dia da visita de Marcelo Chierighini.

”O projeto dá uma perspectiva de uma vida melhor para essa molecada, e isso me deixa muito feliz. Ser o espelho para toda essa turma também é algo muito especial.”, contou o nadador, que foi medalhista de ouro do último Pan Pacífico de natação.

Marcelo Chierighini completa: “Espero que algum dia um outro garoto ou garota chegue mais longe e que conquiste mais coisas que eu. Só de poder contribuir em dar uma oportunidade para eles, já me traz uma satisfação e felicidade enorme”.

Ao término das aulas gratuitas, os alunos recebem lanches, além de todo suporte com materiais para os treinos.

Veja a entrevista de Marcelo Chierighini ao Canal Itu TV

Inclusão social

As aulas de natação também possuem outro diferencial: a inclusão. Há entre os alunos, algumas crianças que demandam um cuidado especial.

É o caso dos irmãos Vítor Hugo A.Villens (13 anos) e Luis Gustavo Alves Villens de 12 anos, ambos deficientes auditivos. 

“Os meus filhos começaram a nadar em outubro de 2017 a convite do Marcelo, um dos organizadores do projeto. O Vitor desenvolveu bem no esporte, ele gosta muito, o mesmo com o Luis, e isso é uma alegria. Por eles terem deficiência auditiva não há tantos esportes na cidade que façam esse tipo de inclusão. Com as aulas de natação eles estão bem mais ativos, estão super bem na escola e é um ganho de saúde muito grande.”, contou a mãe dos meninos, Kelly Regina Alves da Silva. 

Maria Chagas, que também possui um filho com deficiência auditiva, Vinícius de Jesus, de 14 anos, acredita que nos quase 5 anos de projeto seu filho teve uma ajuda em seu desenvolvimento.

“Ele consegue acompanhar bem as aulas e esse ano entrou para a equipe APANI, estou muito feliz por isso é mais uma vitória na vida dele”’

”Acredito que as aulas o deixaram mais responsável, hoje ele vai e vem sozinho sem meu acompanhamento. Só tenho a agradecer aos profissionais da equipe, que o atende muito bem”, finalizou Maria. 

Com o apoio da Prefeitura de Itu, Apani (Associação de Pais e Amigos da Natação Ituana), e por meio da Lei do Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, as aulas são oferecidas duas vezes por semana e possuem duração de 45 minutos cada. 

Saiba mais sobre a  Associação de Pais e Amigos da Natação Ituana

————-

Mais matérias sobre o Projeto Natação Ituana “Nadando com Marcelo Chierighini”

————