Projeto “Famílias do Instituto em Ação” completa 3 anos promovendo lazer e bem estar

0
206

Sediado em Campinas, projeto usa esporte como ferramenta motivacional durante o tratamento do câncer infantil

Estudos comprovam que a prática de atividade física, com a devida orientação, é uma ferramenta muito importante no processo de tratamento de doenças, como o câncer. Exercícios físicos promovem um aumento da circulação, da respiração e da depuração de substâncias tóxicas do organismo. Com isso o paciente melhora não apenas suas condições clínicas como a autoestima e qualidade de vida.

É pensando nisso que há 3 anos o projeto “Famílias do Instituto em Ação”, do Instituto Ingo Hoffmann, oferece exercícios lúdicos e recreativos para crianças em tratamento de câncer e também atividade física para seus acompanhantes aliviarem o stress. Tudo claro, com a supervisão de profissionais de educação física capacitados e sempre atentos às necessidades e limitações dos pacientes e seus familiares.

“Já é comprovado que com carinho, um ambiente seguro e a prática esportiva leve fica mais fácil vencer os obstáculos e consequentemente vencer a doença. Aproximadamente 3 mil famílias já foram atendidas pelo projeto e certamente, após conseguirmos neste ano renovar mais uma vez o projeto via Lei de Incentivo ao Esporte, continuaremos firme nessa missão proporcionar maior oportunidade de cura”, contou Regina Barsotti, coordenadora geral do Instituto.

Desde 2015, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto implementou dentro da sede do Instituto Ingo Hoffmann em Campinas, interior de São Paulo, uma estação de ginástica ao ar livre e academia interna para prática de exercícios funcionais e aeróbios. Além de atividades físicas, as crianças atendidas também contam com biblioteca, reforço escolar e psicológico durante o período de tratamento da doença.

“Posso dizer que é um sonho realizado, pois é extremamente gratificante olhar para todo o projeto e ver como as pessoas ficam contentes e seguras por poderem estarem bem tratadas em um momento tão difícil de suas vidas”, afirma Ingo Hoffmann.

O Instituto

O Instituto Ingo Hoffmann é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, que leva o nome do piloto, um dos maiores do automobilismo nacional. Fundado em 2005, o instituto tem a missão de oferecer mais conforto e qualidade de vida às crianças em tratamento do câncer e suas respectivas famílias. Em parceria com o Centro Infantil Boldrini, hospital referência mundial no tratamento do câncer infantil, o Instituto Ingo Hoffman é responsável pelo projeto Casa da Criança e da Família, que abriga as crianças em tratamento intensivo e que não têm condições de serem mantidas por suas famílias fora de suas casas.

Localizado em Campinas, no interior de São Paulo, o Instituto proporciona todo o suporte necessário para as crianças, como acompanhamento individual, emocional, além de oferecer um espaço que, além da moradia, inclui ampla área para interação, realização de eventos e atividades esportivas.

Ingo Hoffman

Ingo Hoffmann é uma das referências do automobilismo brasileiro, com passagens pela Fórmula 1 e Stock Car. Começou a correr em 1972 e teve passagens por categorias europeias, F-3 e F-2, até chegar a Fórmula 1, em 1976, pela equipe Fittipaldi Copersucar. Em 1979, na primeira temporada da categoria, estreou na Stock Car, onde detém 12 títulos, 76 vitórias e 60 pole positions. No ano de 2004, sagrou-se vice-campeão do Rally dos Sertões, a maior e mais difícil prova Off-Road da América Latina. Em 2006, foi bicampeão brasileiro de Rally Cross Country Categoria Protótipo e vice-campeão geral.

Mais informações em: http://www.ingohoffmann.org.br/