Primeira vitória brasileira na temporada 2017-18 da ABB Formula E

0
50

Neste domingo (10), a ABB Fórmula E fez a sua estreia na Suíça, com o 2018 Julius Baer Zurich E-Prix, décima etapa da temporada 2017-18. E a vitória ficou com o atual campeão da categoria, Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler), que conquistou o quinto pódio consecutivo na temporada.

O piloto brasileiro largou em quinto, foi conquistando posições até assumir a liderança na volta 20, ao ultrapassar o neozelandês Mitch Evans (Panasonic Jaguar Racing), e se manter na ponta até a bandeirada. O pódio teve ainda o britânico Sam Bird (DS Virgin Racing) e o belga Jérome D’Ambrosio (Dragon Racing).

”Eu sabia que nossa vitória estava próxima e foi importante que ela acontecesse aqui na Suíça. É uma honra incrível ser o primeiro piloto a vencer neste país após mais de seis décadas sem corridas. Deu para ver que o povo suíço gosta muito do esporte e fiquei especialmente feliz por ver a reação do público após a bandeirada e também no pódio”, comentou Di Grassi após conquistar a vitória, e se tornar o único piloto da história da categoria a vencer pelo menos um E-Prix em todas as temporadas.

Com o resultado em Zurique, a decisão do título da temporada 2017-18 da ABB Formula E foi prorrogada para as duas últimas etapas do campeonato, que serão realizadas em Nova Iorque, nos Estados Unidos, nos dias 14 e 15 de julho.

A diferença entre o francês Jean-Eric Vergne (Techeetah) e o vice-líder Sam Bird, que era de 40 pontos, caiu para 23, já que o líder do campeonato terminou a prova apenas na 10ª colocação.

Mitch Evans conquistou os três pontos da pole Julius Baer, enquanto o outro ponto extra pela Visa Fast Lap ficou com o alemão Andre Lotterer (Techeetah), com o tempo de 1min14s730.

Os brasileiros no Julius Baer Zurich E-Prix

O brasileiro Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) conseguiu o quinto pódio consecutivo, e finalmente, a sua primeira vitória nesta temporada. São sete vitórias em toda a sua carreira na ABB Formula E, sendo que Di Grassi venceu pelo menos uma vez em todas as temporadas do mundial de carros elétricos.

O paulista ficou em segundo lugar em Punta del Leste, Roma, Paris e Berlim, e agora venceu em Zurique após ter largado na quinta colocação e ir conquistando posição por posição na pista. Depois de um início de temporada sem pontuar, o atual campeão da Fórmula E está em terceiro lugar com 101 pontos.

Por sua vez, Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) novamente não pontuou. O campeão da ABB Formula E na primeira temporada largou na 11ª posição, e na segunda volta da prova, acabou batendo na traseira de Daniel Abt (Audi Sport Abt Schaeffler) em uma disputa com o piloto alemão. Por conta deste incidente, ambos os pilotos tiveram que ir para os boxes por conta dos danos nos dois carros, e o brasileiro ficou com a prova comprometida.

Fora das pistas, dois ídolos do automobilismo brasileiro estiveram nos bastidores da ABB Formula E em Zurique. Bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi prestigiou o E-Prix suíço e aprovou a categoria. O piloto pilotou um carro elétrico.

”Foi uma grande experiência, é um carro fantástico”, contou Emerson Fittipaldi. ”É uma categoria que mostra o talento dos pilotos. Os brasileiros, incluindo Felipe Massa, vão agregar muito para a Fórmula E”.

Felipe Massa, que estará no grid da próxima temporada, também marcou presença na Suíça.

Emerson Fittipaldi, former F1 World Champion and Indy 500 winner, drives the Formula E car.

Números do campeonato

Restando duas etapas para o término do mundial, a liderança está com Jean-Eric Vergne (Techeetah), que tem 163 pontos, seguido por Sam Bird (DS Virgin Racing) com 140 pontos e Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) com 101.

Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) é décimo, com 45 pontos. No mundial de construtores, a equipe chinesa Techeetah segue na liderança com 219 pontos, seguida pela Audi Sport Abt Schaeffler com 186 pontos, e DS Virgin Racing com 157 pontos.

Agora, a ABB Formula E se prepara para a rodada dupla em Nova Iorque, as duas provas que vão encerrar a temporada 2017-18. As provas serão realizadas nos dias 14 e 15 de julho.

CLASSIFICAÇÃO FINAL – 2018 JULIUS BAER ZURICH E-PRIX (APÓS 39 VOLTAS)

1º Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler)

2º Sam Bird (DS Virgin Racing) +7.542

3º Jêromé D’Ambrósio (Dragon Racing) +16.822

4º André Lotterer (Techeetah) +20.295

5º Sebastien Buemi (Renault eDams) +26.692

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE PILOTOS APÓS DEZ ETAPAS:

1º Jean-Eric Vergne (Techeetah) – 163 pontos

2º Sam Bird (DS Virgin Racing) – 140 pontos

3º Lucas di Grassi (Audi Sport Abt Schaeffler) – 86 pontos

4º Sébastien Buemi (Renault E.Dams) – 92 pontos

5º Félix Rosenqvist (Mahindra Racing) – 86 pontos

CLASSIFICAÇÃO CONSTRUTORES APÓS DEZ ETAPAS:

1º Techeetah – 219 pontos

2º Audi Sport Abt Schaeffler – 186 pontos

3º DS Virgin Racing – 157 pontos

4º Mahindra Racing – 116 pontos

5º Panasonic Jaguar Racing – 105 pontos

As provas anteriores foram vencidas por:

Hong Kong (02/12) – Sam Bird (DS Virgin Racing)

Hong Kong (03/12) – Felix Rosenqvist (Mahindra Racing)

Marrakesh (13/01) – Felix Rosenqvist (Mahindra Racing)

Santiago (03/02) – Jean-Eric Vergne (Techeetah)

Cidade do México (03/03) – Daniel Abt (Audi Sport Abt Schaeffler)

Punta del Este (17/03) – Jean-Eric Vergne (Techeetah)

Roma (13/04) – Sam Bird (DS Virgin Racing)

Paris (27/04) – Jean-Eric Vergne (Techeetah)

Berlim (18/05) – Daniel Abt (Audi Sport Abt Schaeffler)

Veja a tabela completa aqui

 

Acesso da mídia

Para acessar nosso banco de dados de fotos clique aqui

Peça inclusão no mailing pelo e-mail katarine@onboardsports.net

Saiba mais em nosso site