Pista de skate do Parque Pignatari é lançada oficialmente em Santo André

Um dos berços do skate nacional, Santo André (SP) teve dois motivos para celebrar a quarta-feira (8). A cidade do ABC paulista comemorou 462 anos e ainda ganhou uma pista nova e moderna para pratica da modalidade, que tem mais de 6 bilhões de praticantes no território nacional. O espaço é uma realização do Projeto Concretize – grupo formado por pessoas ligadas diretamente ao skate e com objetivo de tornar-se um modelo para a construção e gestão de pistas de skate junto ao poder público. O público lotou o espaço no Parque Pignatari para acompanhar a solenidade de lançamento da pista. Estiveram presentes autoridades públicas, como o Prefeito Carlos Grana, o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André, Paulinho Serra, e também grandes nomes do skate, como o hexacampeão mundial Sandro Dias.

“Este local não é apenas uma pista. É uma obra de arte. Vi os meninos trabalhando aqui durante a semana e fiquei impressionado, porque é algo artesanal. Feito nos mínimos detalhes e com muito carinho pelos envolvidos”, relatou o prefeito Carlos Grana“Este é, realmente, um dia histórico e muito festivo. Fico feliz porque agora estamos na rota dos grandes torneios de skate do Brasil, e quem sabe um dia em nível internacional”, complementou.

Natural de Santo André e expoente do skate, ao lado de nomes como Karen Jonz, Dan Cezar “Pardinho”, Ítalo Peñarrubia, entre outros, Sandro Dias enalteceu a iniciativa da construção da pista. “Ando de skate há 30 anos e pela primeira vez vejo uma pista como essa, através de um projeto bem inovador, que agrada a todos os gostos do skate e todos níveis. O importante do Concretize é que o poder público escutou e confiou na capacidade dos skatistas. Temos aqui uma pista 100% com a cara do skatista, algo raro no Brasil”, destacou o skatista, que não esqueceu de agradecer e citar os principais envolvidos para que o projeto acontecesse no Parque. “Agradeço ao prefeito Carlos Grana e ao secretário Paulinho Serra, além do Concretize, PUG Skate Parks e a ACLÃ, associação que se uniu, reivindicou e conseguiu este espaço aqui para nós, amantes do skate”.

Campeonato na data da inauguração
Além do lançamento oficial da pista, duas novidades foram anunciadas pelo secretário Paulinho Serra“Esta pista vai receber o primeiro campeonato de skate da cidade de Santo André, no dia 9 de maio. Além disso, a segunda novidade é que, acabando a obra desta pista, já temos orçamento aprovado para partir para o próximo desafio, a pista de skate da Atlântica, também de referência internacional, lá na Praça Sérgio Cirino. Colocaremos o município nos principais circuitos de skate”, comemorou o secretário.

Pista pronta em um mês
Os skatistas que lotaram o entorno da pista de skate para acompanhar o lançamento oficial, terão de controlar a ansiedade. Isso porque a pista só estará pronta para a prática após um período de 30 dias, respeitando o processo de cura do concreto. “Este é o prazo para atingir a resistência máxima e não ocorrer nenhuma deterioração. Temos alguns obstáculos que foram concretados recentemente. Então não podemos deixar que praticantes usem a pista antes da cura completa do concreto”, contou Vinicius Godoy, o Gnomo, arquiteto responsável pelo projeto.

Em termos técnicos, a cura do concreto é o conjunto de medidas a fim de evitar a evaporação da água de amassamento do concreto, no qual o cimento demora para reagir com toda a água que precisa, e a pressão atmosférica com alta temperatura faz essa água evaporar e diminuir a resistência. É um processo onde as reações químicas ainda estão em andamento. Se não respeitar, surgirão buracos e perda da camada (superfície lisa) que os skatistas gostam, deixando o concreto áspero.

A população agradece
A nova pista do Parque Pignatari impressionou Felipe Augusto. O garoto de 13 anos, anda de skate há dois anos e espera repetir no local os passos dos ídolos que saíram do ABC para conquistar o mundo. “Achei a pista muito boa. Sempre vi os skatistas fazendo as manobras e pensava em chegar naquele patamar. Agora não preciso mais ir tão longe assim para andar, com a pista do lado de casa quem sabe aqui eu possa melhorar e atingir esse nível”, relatou o jovem.

E não foram apenas os skatistas que ganharam com o lançamento da nova pista de skate. Andreenses como Cleber Nunes, mecânico, agradecem por terem mais uma boa opção de lazer e programa familiar. “Eu e minha esposa utilizamos o parque para fazer caminhada e agora podemos aproveitar para trazer o Matheus, que é super fã de skate. Em frente à casa da avó dele tinha uma pista e ele se interessou ao ver a molecada. Quando vimos que ele gostou muito, compramos o skate e protetores – há 2 anos -, agora ele pode vir conosco e curtir a pista”, afirmou o pai do garoto de 7 anos, que ainda deu sorte e ganhou um tênis sorteado pelo patrocinador.

O Projeto Concretize

O Projeto Concretize pretende se tornar um modelo para a construção e gestão de uma pista de skate, mostrando que é necessário mais do que boa vontade, seja do poder público ou dos próprios skatistas. Para isso é necessário conhecimento e capacitação técnica/profissional.

O trabalho está dividido em três fases: consultoria técnica e execução especializada na construção de pistas de skate; promoção, tornar aquela pista conhecida para que possa virar referência para outros projetos, programa de gestão que capacita os frequentadores locais, que naturalmente já zelam por aquele local. Este é um projeto foi desenvolvido ao longo de 15 anos de vivência dentro do universo do skate.

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem