Pelo terceiro ano seguido, Marrakesh recebe etapa da Fórmula E

0
2017/2018 FIA Formula E Championship. Round 3 - Marrakesh ePrix. Circuit International Automobile Moulay El Hassan, Marrakesh, Morocco. Saturday 13 January 2018. Sebastien Buemi (SUI), Renault e.Dams, Renault Z.E 17, leads Sam Bird (GBR), DS Virgin Racing, DS Virgin DSV-03, at the start of the race. Photo: Sam Bloxham/LAT/Formula E ref: Digital Image _J6I1141

O mundial de carros elétricos volta ao Marrocos, desta vez com o segundo ePrix da temporada 2018-19.

Depois de ter feito a primeira corrida da história da categoria no Oriente Médio com a abertura da temporada 2018-19 em Ad Diriyah, na Arabia Saudita, a ABB Formula E desembarca nesta semana em Marrakesh, no Marrocos.

Pelo terceiro ano consecutivo, a cidade marroquina receberá uma etapa do mundial de carros elétricos, utilizando o Circuito Internacional de Automóveis Moulay El Hassan (batizado com o nome do príncipe herdeiro do Marrocos) e parte das ruas do moderno distrito. O traçado tem o total de 2,99km e 12 curvas.

Apenas três pilotos conseguiram um lugar no pódio nas edições anteriores do ePrix de Marrakesh. Na corrida disputada em 2016, vitória do suíço Sébastien Buemi, seguido por Sam Bird e Félix Rosenqvist. Na prova realizada na temporada passada, vitória de Rosenqvist, seguido por Buemi e Bird.

Confira os melhores momentos das duas provas nos vídeos abaixo:

Entre os brasileiros, o melhor resultado foi obtido por Nelson Piquet Jr (Panasonic Jaguar Racing) no ano passado, com um quarto lugar e a volta mais rápida do ePrix.

“É uma pista que vai ressaltar os carros bons e ruins da temporada, com poucas chances de safety car. Então, os pilotos vão adotar menos riscos em termos de estratégia, já que deve ser o tempo todo com bandeira verde nos 45 minutos mais uma volta. Será um fim de semana importante para nós, evitando erros. Ano passado fui bem aqui, e o importante será maximizar tudo do carro e da equipe”, falou Nelson Piquet Jr, que terminou a corrida inaugural da 5ª temporada em Ad Diriyah na 10ª posição.

Quanto a Lucas di Grassi, o piloto da Audi Sport ABT Schaeffler conquistou um quinto lugar em 2016, e não conseguiu terminar a prova no ano passado por conta de um problema no carro que só foi solucionado a partir da quinta prova do campeonato.

“No ano passado tivemos um começo complicado e a etapa do Marrocos foi uma das quais fomos severamente prejudicados por um problema técnico que durou até a quarta corrida – fizemos zero pontos até a quarta prova de 2018. Por isso eu não terminei aquela prova”, relembrou Lucas di Grassi, que terminou o ePrix de Ad Diriyah na nona colocação após ter largado na 18ª posição.

Um dos pilotos estreantes da temporada, o brasileiro Felipe Massa (Venturi Formula E Team) esta ansioso para correr pelas ruas de Marrakesh.

“Primeiro conhecer a pista, me preparar bem, e não só eu, mas a equipe também para não voltarmos a cometer erros como os que ocorreram em Ad Diriyah. Tomara que a gente consiga ter um bom resultado, conquistar alguns pontos e começar de fato o campeonato daqui para frente.”

O ePrix de Marrakesh será realizado no próximo sábado (12) às 13:00 (horário de verão de Brasília) . Na corrida anterior disputada em Ad Diriyah, a vitória ficou com o português Antonio Felix da Costa (BMW i Andretti Motorsport), que também conquistou os três pontos da Julius Baer Pole Position, liderando o mundial com 28 pontos.

Atual campeão da categoria, o francês Jean-Eric Vergne (DS Techeetah) terminou a corrida na segunda colocação e é o vice-líder com 18 pontos. O belga Jêrôme D’Ambrosio (Mahindra Racing) completou o pódio e garantiu 15 pontos.

Programação do ePrix de Marrakesh:
Sábado, 12 de janeiro de 2018
5:00 – 1ª sessão de treino livre
7:15 – 2ª sessão de treino livre
9:00 – Treino Classificatório
13:00 – ePrix de Marrakesh