Patrícia Farias no Jornal O Tempo de Minas Gerais

0
Patrícia Farias no Jornal O Tempo de Minas Gerais
Patrícia Farias no Jornal O Tempo de Minas Gerais

Ultramaratonista foi destaque no Jornal nesta segunda-feira (11)

Carioca pronta para travessia de 20km nas águas sagradas do Lago Titicaca

Patrícia Farias ganhou mais dias de preparação após mudança de data do seu mais novo desafio internacional

patricia farias maratonista aquatica

Um dos desafios recentes de Patrícia foi ter completado travessia em águas italianas em 2017

Foto: Leo Francini

Daniel Ottoni | @supernoticiafm 
11/02/19 – 15h38

A mudança de data de um dos maiores desafios da carreira deu valiosos dias para a nadadora carioca Patrícia Farias. No dia 28 de fevereiro, ela vai mergulhas nas águas do Lago Titicaca, entre Bolívia e Peru, consideradas sagradas pelo povo inca. O percurso de 20km já foi percorrido pelo brasileiro Maurício Giaxa, responsável pelo convite à ultramaratonista. 

“Para mim é motivador poder ser a primeira mulher a nadar da Bolívia ao Peru, sensação imensurável. A causa é mais valiosa ainda por ser uma questão ambiental e ao mesmo tempo de fomentar o esporte na região, além de levar um pouco desse sentimento único para as crianças. Estou muito feliz em ter essa oportunidade em um lugar único, de rico valor cultural e histórico”, comenta. 

A temperatura das águas variam entre 10ºC e 14ºC, com a altitude de 3.812 metros sendo um dos empecilhos a serem superados. A mudança de data, a pedido da organização, fez com que a carioca ganhasse dias extras de preparação.
 
“Como ganhamos mais uma semana, em contato com a minha nutricionista, combinamos melhor a suplementação e faremos mais alguns testes. Estou também sendo acompanhada pelo médico, que está monitorando minha rotina diária, elaborando algumas estratégias. A programação de treinos não foi prejudicada, e temos agora uma gordurinha. Aproveito também para me dedicar um pouco mais a fisioterapia e acupuntura”, destaca a nadadora de 37 anos. 

Um dos feitos da carreira de Patrícia foi ter sido a primeira mulher a nadar os 35km da Travessia do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro, considerada a maior maratona aquática do Brasil. Outro desafio cumprido foi travessia de 36km Capri-Nápoles, na Itália, em 2017. 

Confira vídeo promocional