Patrícia Farias escreve ao Lance!

Ultramaratonista aquática contou sobre o Desafio do Lago Titicaca, que será realizado por ela no dia 28 de fevereiro.

Veja aqui a coluna completa.

Mais um recorde feminino à vista! 

Olá pessoal do LANCE! Aqui é a ultramaratonista aquática, Patrícia Farias. Nadei como atleta federada até meus 16 anos, e após sair das piscinas, comecei a participar esporadicamente de maratonas aquáticas.

Em 2011, passei a me dedicar a natação em águas abertas e alguns anos depois decidi desafiar meus limites, entrando de cabeça na rota das grandes travessias naturais, me aventurando em percursos de longa distância. Fiz minha primeira ultramaratona no ano de 2015 na travessia 14 Bis, Bertioga a Santos – 24 km. Em 2016  meu primeiro grande desafio, a Travessia do Leme ao Pontal – 35 km, quando fui desafiada pelo meu técnico, na ocasião, para ser a primeira mulher a fazer o percurso.

No ano de 2017 aconteceu meu primeiro desafio internacional na mais tradicional maratona aquática do mundo, a travessia Capri-Napoli, na Itália. Foram 36 km de superação, em que peguei condições adversas e bastante complicadas do mar, e nadei por 11 horas.

O ano de 2018 foi de mudanças, acabei indo morar em São Paulo à trabalho, então foi um ano de adaptação e novas rotinas. Mas no finalzinho do ano tive uma grata surpresa! Recebi o convite de um amigo de maratonas, Maurício Giaxa, para encarar o Lago Titicaca e ser a primeira mulher a fazer esse percurso – Bolívia ao Peru. Ele, inclusive, é até hoje a única pessoa que realizou a prova.

Aceitei e reiniciei os treinos mais longos em meados de dezembro e estou agora na fase final da preparação, falta uma semana apenas para a viagem. O Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo, com 3.800 metros de altitude, tem água doce e a temperatura varia entre 10° e 14°. Será um grande desafio, e o mais peculiar de todos, pois serão 20 km com adversários traiçoeiros como a altitude e água gelada.

A travessia será no dia 28 de fevereiro. A largada do Desafio está prevista para às 8h no porto de Copacabana – Bolívia, horário local, e a chegada em Yunguyo, no Peru.

E se cheguei até aqui, com certeza não foi sozinha! Tenho minha família e uma grande equipe que faz parte de todo esse processo. Agradeço imensamente ao meu time por estarem junto comigo !

Obrigada pelo espaço e espero estar de volta para contar que completei o Desafio!

Compartilhe

CATEGORIAS

Mais posts

Nos envie uma mensagem