Paranaense é a quarta geral no Triathlon nos Jogos Sul-Americanos de Praia

0

Gabrielle Lemes, da Escolinha de Triathlon Formando Campeões, fez a melhor corrida da prova, nesta quinta-feira (14). Atletas da equipe ainda disputam a Copa Continental, no sábado (16), com os mais rápidos das Américas

A estreia na temporada 2019 veio com uma conquista internacional para Gabrielle Lemes, da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Representando o Brasil, Gabrielle foi a quarta colocada geral na disputa do Sprint Triathlon, nesta quinta-feira (14), na abertura dos Jogos Sul-Americanos de Praia de Rosário, Argentina. A paranaense, de apenas 16 anos, enfrentou atletas de elite e sub-23, fez a melhor corrida da prova e foi a primeira da categoria Júnior a cruzar a linha de chegada.

Os Jogos Sul-Americanos de Praia reúnem 13 modalidades, entre esportes olímpicos e outros disputados na praia, como surfe e handebol de praia. Cerca de 2.000 atletas estão em Rosário para a competição, que segue até o dia 23. Nesta quinta, após a cerimônia oficial, o sprint triathlon marcou a abertura dos jogos, com uma disputa de 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida.

“Foi uma prova de recuperação. Saí da água entre a oitava e a décima colocação e fiquei no segundo pelotão da bike. Fui retomando algumas posições e saí da transição para a corrida já em sexto. Fiz uma corrida muito forte e consegui terminar em quarto lugar”, conta Gabrielle.

A atleta da Escolinha de Triathlon tem mais um desafio no Sul-Americano de Praia, neste sábado (16). Gabrielle integrará o quarteto brasileiro com Pedro Boff, também da Escolinha, Giovanna Lacerda e Luiz Shianti, para a disputa do revezamento. A prova terá 300m de natação 8km de bicicleta e 1,6km de corrida, e marcará o encerramento do triathlon nos Jogos.

Copa Continental de Triathlon

O fim de semana também terá uma disputa internacional em solo brasileiro. Matheus Martinhaki, Pedro Henrique Gomes, Alice Forti Tinelli e Roberto Licheski serão os representantes da Escolinha na Copa Continental de Triathlon, em Brasília, neste domingo (18). A competição reúne alguns dos triatletas mais rápidos das Américas para a prova na modalidade sprint, e vale pontos para o ranking internacional.

“É uma prova muito forte, de alto nível técnico, e todos estão bem preparados, depois desse período incial de treinos. A expectativa é de ótimos resultados em Brasília” avalia Ricardo Júnior Cardoso, coordenador do projeto.

Formando Campeões

Atualmente, a Escolinha recebe 60 alunos da rede pública de ensino no Colégio da Polícia Militar do Paraná, visando inserí-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade. Em quatro anos, o projeto ajudou a desenvolver as categorias de base do esporte no Paraná, e atuou como aliado na inclusão e educação dos jovens talentos.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, com apoio da Federação Paranaense de Triathlon, do Colégio da Polícia Militar do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Os patrocinadores são Eletrolux, Condor, Astra, Tradener, Castelo e Elejor.